Entrar
Comprar
Ativar Códigos

Livros Digitais

Sítio dos Miúdos

Professores

Alunos e Encarregados de Educação

Instituições

Uma prenda em barro

O barro é um material fácil de moldar e permite fazer peças bem bonitas... Aproveita os teus tempos livres para fazeres algumas. Serão certamente prendas muito apreciadas!

Onde encontrar barro

Os hipermercados têm, em geral, pacotes de barro hermeticamente fechados que conservam o barro durante muito tempo. Nas drogarias também se encontra barro - é muito mais barato e igualmente bom. E até podes escolher um barro mais ou menos "limpo", isto é, com mais ou menos impurezas e areias.

Como conservá-lo

O barro não se estraga, mas é importante guardá-lo num saco de plástico e salpicá-lo com água. Depois, fecha bem o saco e guarda-o num local fresco e, de preferência, húmido.

O que fazer com ele

O mais fácil é pegares num pedaço de barro e, com as mãos e alguns utensílios de cozinha (faca, garfo, espeto, formas de bolachas e outros), criares um objecto que gostes.
Para trabalhares o barro, vais também precisar de uma taça com água para ires molhando as mãos e mais facilmente dares forma ao teu trabalho. Podes fazer muitos objectos: um cinzeiro, um prato, bases para os copos, bonecos, um pisa-papéis ou... põe a tua imaginação a funcionar!

Cuidado

Utiliza uma mesa fácil de limpar, evita as mesas de madeira, pois estas absorvem a água e, além de serem difíceis de limpar, podem estragar-se.

Para terminar

Provavelmente não tens um forno onde possas cozer a peça de barro que fizeste, mas poderás deixá-la secar ao ar. Tens de ter paciência, pois o barro vai demorar bastante tempo a ficar completamente seco.

Quando estiver seco, poderás pintar ou envernizar o teu objecto. Encontras diferentes tipos de tinta ou verniz nas drogarias.

Diverte-te e bom trabalho!

1
2
3
4
Voltar
Dúvidas?
To Top