Entrar
Comprar
Ativar Códigos

Livros Digitais

Sítio dos Miúdos

Professores

Alunos e Encarregados de Educação

Instituições

Festa da mímica

Ideias para a tua festa

Já reparaste certamente que, para comunicar, os seres humanos utilizam não só a linguagem verbal como também os gestos. Pois bem, com a festa que te propomos, tu e os teus amigos vão divertir-se e desenvolver a vossa competência gestual!

Preparar a festa

Esta festa requer alguns preparativos!
Para orientar a atividade, vais elaborar, com alguma antecedência, uma série de cartões subordinados a diferentes temas. Para isso, vais precisar de folhas de cartolina de cores variadas. Recorta as folhas de cartolina para obteres pequenos cartões de dimensão semelhante (7 cm x 5 cm). Utiliza uma cor diferente para cada categoria. Por exemplo: o vermelho para ações; o azul para características; o verde para desportos; o branco para estilos musicais; o amarelo para profissões; etc. Vais precisar de cerca de 10 cartões para cada categoria. Em cada um deles anota aquilo que tu e os teus amigos deverão imitar por gestos.

Deixamos-te aqui algumas sugestões que poderás completar de acordo com a tua imaginação:

  • Ações (vermelho): espreitar, mastigar, esconder, soluçar, engolir, surpreender, oferecer, criticar, assinar, imprimir, etc.

  • Características (azul): meigo, tímido, cómico, vaidoso, furioso, generoso, cuidadoso, sonhador, ambicioso, calmo, etc.

  • Desporto (verde): bilhar, body combat, ginástica artística, body step, andebol, equitação, surf, atletismo, patinagem, badmington, etc.

  • Estilos musicais (branco): reggae, rap, rock, fado, folclore, jazz, metal, blues, dance, etc.

  • Profissões (amarelo): professor, advogado, vendedor, técnico de informática, cantor, actor, florista, carpinteiro, astronauta, farmacêutico, etc.

Para pôr a atividade em prática, tu e os teus amigos deverão, antes de mais, formar equipas com o mesmo número de membros. Depois, um após outro, cada membro da equipa tirará à sorte um cartão subordinado a uma determinada categoria e tentará, durante 1 minuto (tempo máximo), que os restantes membros adivinhem aquilo que representam com os gestos. Todas as equipas terão de utilizar, pelo menos uma vez, cada uma das categorias e todos os membros da equipa terão de passar pela tarefa da mímica. Ganha o grupo que conseguir interpretar o maior número de mímicas.

Verás como a atividade desvendará grandes talentos gestuais e suscitará uma boa dose de gargalhadas!



1
2
3
4
4
Voltar
Dúvidas?
To Top