Entrar

COMPRAR

Ativar Códigos

Livros Digitais

Sítio dos Miúdos

Professores

Alunos e Encarregados de Educação

Instituições

Graúdos

Artigos destinados aos pais e educadores que enfrentam os novos desafios colocados pela era digital.

Como explicar as tragédias às crianças?

Como explicar as tragédias às crianças?

Luís Pereira

Tanto as catástrofes naturais como os ataques terroristas não são de fácil compreensão. Para as crianças, a dificuldade em dar sentido a tudo isso é ainda maior.

Oceanos e Internet: uma relação de interesse mútuo

Oceanos e Internet: uma relação de interesse mútuo

Luís Pereira

O mar tem sido usado como metáfora para explicar o fenómeno da internet. Expressões como “surfar na onda digital” ou “navegar no oceano da informação” mostram que se associa a imensidão do mar aos infindáveis recursos presentes na internet.

Dicas para evitar que os ecrãs matem a leitura

Dicas para evitar que os ecrãs matem a leitura

Luís Pereira

Sabemos que a utilização de ecrãs na hora de dormir pode perturbar o sono e que a proliferação de aparelhos digitais pode ser disruptiva para uma atividade que requer concentração numa tarefa só, como é o caso da leitura.

Criando máscaras

Criando máscaras

Luís Pereira

Na Internet, todos os problemas têm solução. Uma qualquer dificuldade pode ser resolvida com a ajuda de alguém que já passou pela mesma situação e resolveu partilhar como resolver o imbróglio.

magos internet

Participação não violenta nos media digitais

Luís Pereira

Depois de ver mais um filme com explosões e armas, uma criança pergunta aos pais porque é que a TV mostra tanta violência.

emojis

Luís Pereira

A imagem que se encontra no lugar do título é conhecida como emoji. Um emoji é uma espécie de ícone que serve para exprimir uma emoção ou uma ideia em ambientes digitais.

magos internet

Os magos da internet

Luís Pereira

Quando se inicia um novo ano, surgem diversos propósitos, muitas vezes tornados públicos através das redes sociais. Talvez seja uma forma de responsabilizar e de tornar esses objetivos numa espécie de contrato, porque se envolve o resto da comunidade nesses compromissos estabelecidos.

nataldigital

Neste Natal envia um postal

Luis Pereira

Na época natalícia é normal enviar os votos de boas festas ou as crianças fazerem pedidos ao Pai Natal. Contudo, parece um contrassenso sugerir aos mais pequenos que enviem um postal nos dias que correm.

Artigo 24

Impacto das redes sociais nas crianças com necessidades especiais

Luis Pereira

Para quem não tem de conviver, direta ou indiretamente, com algum tipo de deficiência, talvez não se tenha apercebido ainda da revolução que os media digitais representam. Na verdade, onde as tecnologias fazem realmente diferença é nas pessoas com algum tipo de limitação.

Artigo 10

O que é digital é bom

Luis Pereira

Nos últimos dias, graças ao evento Web Summit, muito se ouviu falar de start-ups e de outros termos ingleses. Embora este tipo de ambiente cool apresente a tecnologia num embrulho o mais democrático possível, algumas pessoas chamam a atenção para o enfoque numa gíria tecnológica que exclui.

Artigo 9

E se a Internet falhasse?

Luis Pereira

Quem já passou pela experiência de corte de eletricidade temporário constatou o quão dependentes estamos da energia elétrica. Quando tal acontecia, uma das sensações mais estranhas era o facto de a televisão se desligar, o que se traduzia num silêncio estranho.

Artigo 9

Crianças com tablets e contas bancárias dos pais

Luís Pereira

Foi notícia há pouco tempo o caso de uma família que recebeu em casa uma conta de cerca de 100 mil euros por atividades do seu filho de 12 anos na Internet. Mas este não é caso único. Seguindo algumas estratégias, os pais podem minimizar os riscos de lhes aparecerem itens inesperados na sua conta bancária.

Artigo 9

Razões para os professores usarem o Pokémon Go

Luís Pereira

Várias atividades podem ser feitas com as crianças, como imaginar outros jogos com realidade aumentada e, a partir daí, partir para eventuais utilizações desta tecnologia na vida das pessoas.

Artigo 9

Educar na era das selfies

Luís Pereira

Muitas vezes aparecem nos jornais notícias de pessoas que se magoam ou morrem porque estavam a tentar obter a melhor selfie. Se queremos educar as crianças para um uso moderado deste tipo de fotos, cabe aos pais pensarem se não estão eles próprios um pouco obcecados com esta prática.

Artigo 9

“Obesidade digital” – uma realidade que deve preocupar

Luís Pereira

Como podem os pais reagir quando o seu filho, ou filha, lhes pedem esse tipo de bebidas para levar para a sua atividade desportiva favorita? Este é um bom ponto de partida para a compreensão do que é, e como funciona, a publicidade, sobretudo quando associada à Internet.

Artigo 9

Celebrar a Internet em família

Luís Pereira

As Nações Unidas designaram 17 de maio como o Dia da Sociedade da Informação. Esta é uma boa oportunidade para assinalar a importância da Internet na vida das crianças, tendo em conta que vivemos num mundo cada vez mais digital.

Artigo 4

‘Mães digitais’ e informação online

Luís Pereira

As mulheres, particularmente as recém-mães, tendem a usar a internet para trabalho, para assuntos ligados à lida da casa e organização de atividades para as crianças.

Artigo 9

Como tornar as visitas a museus mais cativantes através dos meios digitais

Luís Pereira

Numa altura em que tudo está online, como é comum ouvir, nem sempre é fácil motivar as crianças para passarem por experiências como visitar museus.

Artigo 9

Na Internet o dia das mentiras pode ser todos os dias

Luís Pereira

Se está na net, não significa necessariamente que seja verdade. Conspirações, celebridades que morrem, imagens manipuladas, traduções erróneas em vídeos, entre outros, fazem parte dos conteúdos que encontramos na Internet.

Artigo 4

Desligar em tempo de férias

Luís Pereira

As férias escolares são a oportunidade para sair da rotina e fazer coisas que possam despertar na criança outros interesses.

Artigo 9

TV versus YouTube

Luís Pereira

Muitas vezes se tem dito que a televisão assume, por vezes, o papel de baby-sitter.

Artigo 2

Três perguntas para tornar os media mais relevantes na vida das crianças

Luís Pereira

Uma vez, o meu filho, então com quatro anos...

Artigo 1

Ecrãs a postos para o ano escolar

Luís Pereira

A internet é cada vez mais uma ferramenta indispensável para as atividades letivas das...

Artigo 4

“Vai ver se estou online!”

A revolução digital marca a gíria escolar. Pelo jargão "vai ver se estou online" estimam-se os bits gastos naquele "estado"...

Artigo 3

Maior uso das TIC na escola requer mudanças na política educativa, alerta a OCDE

Onde é que os alunos estão a usar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): em casa ou na escola?...

Artigo 7

Os professores na era digital

Há nas escolas uma geração de professores e de educadores já nascidos na era digital que trabalham lado a lado com outros docentes...

Artigo 4

“Complementaridade entre todos os recursos pedagógicos é a chave do sucesso educativo”

Adalberto Dias de Carvalho, investigador do Observatório dos Recursos Educativos, refere que os computadores não podem subalternizar as potencialidades formativas da relação interpessoal direta.

Artigo 5

Internet: É proibido proibir!

Cada vez há mais risco de exposição das crianças a conteúdos que as possam incomodar na Internet. Porém, a melhor forma de lidar com o problema passa pela capacitação...

Artigo 6

Os “desafios” de educar alunos conectados

Usar o computador na escola, de forma limitada, é melhor que não usar. Mas só beneficia o desempenho dos alunos quando o software e a ligação à Internet aumentam...

Dúvidas?
Perguntas frequentes

Faça a inscrição no Sítio dos Miúdos

Vai poder aceder a todos os conteúdos para o Pré-escolar!

Inscrição Gratuita