Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
Uma forma de assinalar o dia 10 de junho é celebrando a língua portuguesa. E como é que as crianças em Portugal, e também nas várias Comunidades Portuguesas espalhadas pelos outros países, contactam e aprendem esta língua?
Na era digital em que vivemos, os mais novos podem tirar partido de ferramentas e conteúdos para as motivar a aprender a ler, a escrever e a dominar melhor a língua materna. Vários projetos, educadores, investigadores têm criado conteúdos digitais e promovido estratégias para usar os meios digitais para modernizar o ensino do português. Alguns dos argumentos a favor do uso de conteúdos e ferramentas digitais como complemento aos recursos mais tradicionais são os seguintes:
Quando os pais procuram as atividades referidas, terão de ter em atenção que os conteúdos de maior qualidade, ou a versão completa das apps, implicam quase sempre algum custo. Por outro lado, muitas vezes a variante usada é a brasileira (embora nem sempre isso seja relevante para a atividade em concreto). No entanto, quase sempre é possível explorar primeiro, o que permite fazer uma avaliação do potencial dessa ferramenta, antes de pagar.
O uso de elementos multimédia, o reforço da aprendizagem, a possibilidade de repetir as atividades são vantagens relevantes dos recursos virtuais para aprender diferentes conteúdos, a língua portuguesa incluída. Para além disso, as crianças, ao usarem estes recursos, ganham à-vontade com os meios e uma perspectiva importante das tecnologias: são ferramentas que servem para aprender. Deste modo, para além de competências de língua portuguesa, as crianças podem também reforçar a sua literacia digital e tornarem-se, assim, escribas digitais.
Armanda Zenhas
Sara R. Oliveira
Município da Lourinhã
maistecnologia.com