Login

Comprar

Para alunos e pais

Para professores

Para instituições

Outros produtos, serviços e funcionalidades

Blogue EV e Webinars

Ajuda

Madeirenses são os que mais usam a Escola Virtual

No âmbito do projeto 'Manuais Digitais', implementado na R. A. da Madeira, decorreu, no início do mês de março, uma reunião de avaliação e ponto da situação do projeto entre a Direção Regional de Educação daquela Região, a Porto Editora e a Samsung. Deste encontro, resultou o apuramento de dados que apontam para a utilização crescente da Escola Virtual, destacando-se a adesão por parte dos alunos da Região, consideravelmente mais elevada do que a média do País.

Relativamente ao aumento da utilização da plataforma e dos manuais digitais por parte dos docentes, Rui Pacheco, Diretor do Centro Multimédia da Porto Editora e representante da empresa neste processo, destaca que se trata “de uma evolução de algum modo previsível, na medida em que resulta da progressiva familiarização com a vasta paleta de funcionalidades que a plataforma lhes proporciona e da apropriação da solução como elemento fundamental do processo de integração digital das estratégias pedagógicas”.

O crescente sucesso da plataforma no seio dos alunos da Região passa também pela promoção de competências de estudo autónomo e regulação das suas próprias aprendizagens. A este respeito, o responsável da Porto Editora afirma que “os alunos estão muito empenhados na aprendizagem, mas também que as soluções que lhes são disponibilizadas na Madeira satisfazem as suas expetativas. É mais um elemento crucial para que seja aferido o inegável sucesso deste processo e a demonstração cabal da adequabilidade da iniciativa do Governo Regional às necessidades das escolas, quer ao nível dos conteúdos e plataformas, mas também no que concerne ao acesso à Internet, a dispositivos ajustados à missão e à utilidade/pertinência da formação de docentes que tem vindo a ser dinamizada na região”.

Artigo original da autoria de João Filipe Pestana na edição do Diário de Notícias da Madeira de 27-03-2022.


No ano letivo 2021-2022, a Porto Editora, através do serviço Escola Virtual 360º e com o apoio da Samsung, mantém a parceria com a Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira, dando continuidade ao processo de transição digital educativa nas escolas do arquipélago.

O projeto abrange presentemente todas as turmas do 5.º, 6.º e 7.º anos da região, bem como 18 turmas do 8.º ano dos concelhos da Calheta, Ribeira Brava e São Vicente, e uma turma do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, integrada num projeto-piloto.

No âmbito desta iniciativa da Secretaria Regional da Educação madeirense, cerca de 7000 alunos usufruem da utilização de tablets, de manuais escolares digitais e de acesso Premium Institucional à plataforma Escola Virtual, do mesmo modo que de soluções de segurança e manutenção e gestão centralizada dos dispositivos.

Saiba mais sobre esta parceria aqui.

Voltar às notícias
To Top

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.