António Carvalho Rodrigues

António Carvalho Rodrigues

Diretor do Centro de Competência Entre Mar e Serra

António Carvalho Rodrigues, 61 anos, natural de Valpaços – Vila Real, residente em Leiria, é Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1984), concluiu a Especialização em Informática e Educação (parte curricular do Mestrado) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997) e obteve o Diploma de Estudos Superiores Especializados, como parte do Doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2012), tendo em fase de conclusão a tese de doutoramento “Aprendizagem e Tecnologia na Geração do Milénio”.

A partir de 1996 desempenha funções Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE), com funções de conceção e gestão pedagógica e de um Plano de Formação destinado a docentes e não docentes e caracterizado pela especialização temática nas aplicações pedagógicas das TIC em modalidades de contextos (Oficinas de Formação e Projetos). Em média implementa anualmente cerca de 100 turmas, envolvendo cerca 2000 formandos.

Em 1997, na sequência de um concurso nacional de projetos (Nónio Século XXI) viu acreditado e financiado (em cerca de 2 milhões de Euros para uma rede de 67 escolas) o projeto do Centro de Competência TIC “Entre Mar e Serra” (http://ccems.pt), que dirige desde então, por inerência das funções de diretor do CFAE anfitrião: CFAE da Rede de Cooperação e Aprendizagem (http://rca.ccems.pt).

Em 1999 foi eleito, em representação dos CFAEs da Região Centro para Conselho Nacional da Formação Contínua e desempenhou funções de Consultor do Ministério da Educação tendo participado e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais no âmbito da inovação educacional e aplicação das TIC à Educação. É autor de diversos projetos de inovação educacional, premiados a nível nacional e internacional (e.g. “Escola Integrada”(1989), “GO! Mobilidade na Educação” (2008), “Artistas Digitais” (2001) e “Cineastas Digitais” (2007)) no âmbito da Educação para os Valores, Aplicação das TIC à Educação, Literacias da Informação e Aprendizagem. É autor e coautor de estudos no âmbito de visão prospetiva da Escola, dos recursos educativos digitais e dos contextos de aprendizagem com a tecnologia.