João Filipe Matos

João Filipe Matos

Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Filipe Matos é Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Coordenou o E-learning Lab da Universidade de Lisboa e foi diretor do programa de doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges financiado pela FCT. Coordenou também o Mestrado em E-learning e Formação a Distância e o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais.

Foi investigador responsável de diversos projetos de investigação com financiamento competitivo tendo o último terminado em 2019 com o nome Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab. Colaborou desde 1986 com o Ministério da Educação em diversos projetos de intervenção desde o Projeto MINERVA ao Plano Tecnológico da Educação e mais recentemente no Plano de Ação para a Transição Digital na Educação.

Lecionou desde 1990 em cursos de graduação e pós-graduação nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau nas áreas de Metodologias de Investigação, Educação Matemática e Tecnologias Digitais na Educação.