Marco Bento

Marco Bento

Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra

Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em Comunicação Multimédia.

Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015. Tem dois prémios europeus, que premiaram a sua investigação na área das práticas pedagógicas da utilização do digital com crianças, em 2016, e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia, em 2018. Atualmente, é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho. É coinvestigador em diversos projetos europeus nas áreas da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem através de jogos educativos, desenvolvimento de hábitos de estudo numa era tecnológica, robótica móvel e um projeto da FCT com o título Rekindle+50 sobre o reencantamento dos professores com mais de 50 anos na docência por meio de tecnologia.

Faz parte da Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, a primeira escola de referência Google For Education, em Portugal. Lidera também o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e Coordena desde há 6 anos o Projeto SUPERTABi, no concelho da Maia, que visa transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem.

Faz parte de duas redes internacionais, a Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY), na qual é coinvestigador na ação "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.