Login

Comprar

Para alunos e pais

Para professores

Para instituições

Outros produtos, serviços e funcionalidades

Webinars e partilha

Ajuda

Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares


Projeto

O Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares é uma iniciativa do Estado Português, decorrente da aprovação do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e coordenada pela Direção-Geral da Educação.

Este projeto conta com o forte empenho do Grupo Porto Editora no apoio às escolas/agrupamentos envolvidos. Para isso, foi disponibilizado um vasto conjunto de recursos e meios com o objetivo de transformar esta experiência-piloto num sucesso para todos os intervenientes.

Assim, para lá do acesso aos Manuais Digitais correspondentes às adoções Porto Editora, Areal Editores e Raiz Editores para a população alvo do projeto, foi disponibilizado todo o ecossistema de funcionalidades e conteúdos da plataforma Escola Virtual para instituições.

Este contributo foi complementado por ações de formação presenciais e à distância e por um acompanhamento permanente, quer ao nível da monitorização, do suporte técnico e da orientação da utilização, quer ao nível do contacto regular com as instituições, de forma a aferir o grau de satisfação e resolver as eventuais dificuldades sentidas na implementação.

Tablet

Esta iniciativa permite desenvolver as competências digitais dos alunos, fomentar a utilização dos recursos educativos digitais para implementar metodologias e dinâmicas de trabalho inovadoras, bem como estimular o trabalho colaborativo e a partilha de práticas pedagógicas entre os docentes.

Escolas

9 Instituições

Turmas

43 Turmas

Alunos

1154 Alunos

De forma a garantir o sucesso na implementação deste projeto, foi prestado um apoio especializado, em estreita colaboração com os órgãos de gestão e responsáveis de projeto de todas as instituições envolvidas.

A proposta formativa foi concebida de forma personalizada para cada realidade e aplicada com o objetivo de dotar todos os professores, alunos e pais das competências necessárias para explorar os Manuais Digitais e os recursos educativos digitais, e para a utilização das ferramentas de acompanhamento e monitorização das aprendizagens disponibilizadas na Escola Virtual.

Instituições

Agrupamento de Escolas Vallis Longus, Valongo

Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu

Agrupamento de Escolas de Alcanena

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior

Agrupamento de Escolas de Boa Água, Sesimbra

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Almada

Implementação

Conheça os testemunhos dos responsáveis do projeto e órgãos de gestão de algumas das instituições envolvidas acerca das boas práticas seguidas na implementação do Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares, os recursos e as metodologias usadas, bem como os constrangimentos ultrapassados e as oportunidades para o futuro.

Lorem

Webinar | Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares

O PPDME no AE de Alcanena e no AE Fernando Casimiro Pereira da Silva

Lorem

Webinar | Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares

O PPDME no AE Infante D. Henrique e no AE de Santa Maria da Feira

To Top

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.