
Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
Celebramos 18 anos de compromisso com os nossos clientes.
É graças a vocês que somos a maior plataforma educativa digital em Portugal.
Um agradecimento especial:
que nos colocam diariamente desafios e são o nosso motor da mudança.
que confiam no nosso trabalho para mostrar novos caminhos e fazer os outros crescer.
que apostam na nossa plataforma para contribuir para a excelência do ensino.
que, de olhos postos nas novas gerações, elegem as nossas soluções para fazer mais e melhor ao serviço da Educação.
São 18 anos caracterizados pela liderança e superação de muitos marcos na produção de conteúdos educativos em suporte digital.
Explore os principais marcos da nossa história.
2005
A Escola Virtual é apresentada, no Centro de Congressos de Lisboa, evento que contou com a presença de 600 professores, investigadores e outros convidados. A sessão teve como anfitrião e principal orador o ex-ministro da Educação Eng. Roberto Carneiro.
O projeto é lançado para 7 disciplinas dos 9.º e 12.º anos em versão online e em CD-ROM.
A oferta do projeto é estendida aos outros anos e disciplinas do Ensino Secundário e passa a incluir os conteúdos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Estabelecimento de protocolos com escolas que visam a inclusão dos conteúdos e funcionalidades da EV em contexto de sala de aula. Estes acordos envolvem também a utilização de hardware específico, tais como projetores multimédia e quadros interativos.
2006
Presença nas mais importantes feiras de Educação a nível nacional (Qualifica, Futurália, SITIC, entre outras).
A oferta da plataforma passa a abranger todos os anos de escolaridade, do 1.º ao 12.º ano.
2007
É lançado um novo conceito de manual escolar:
o Manual Virtual.
Este consiste na versão digital do manual escolar e alia, pela primeira vez, os habituais recursos disponíveis no manual impresso com inúmeras ligações contextualizadas para recursos complementares.
Atribuição do Prémio Nacional Multimédia 2009, na categoria Educação e Cultura, pela APMP - Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital.
2009
Concebido em estreita relação com o manual físico para ser projetado em sala de aula surge o e-Manual do Professor.
Os alunos que utilizam livros escolares do Grupo Porto Editora passam também a ter acesso a materiais criados exclusivamente para eles, designadamente o e-Manual do Aluno.
2010
2011
É lançado o mais vasto e completo Banco de Recursos Interativos para Professores existente a nível nacional.
2015
Tem início um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências nas áreas da leitura, matemática e ciência, com base em provas interativas disponibilizadas na Escola Virtual.
2016
Uma nova dimensão de utilização e exploração do manual escolar tradicional, associando-lhe recursos multimédia criados especificamente para o efeito e que são facilmente acessíveis por telemóvel.
O desafio pelo conhecimento passa a avaliar também as competências de Inglês, através de uma parceria com a Cambridge Assessment English.
2017
A oferta da plataforma passa a contemplar o Ensino
2018
Aplicação que permite o acesso a recursos digitais associados aos manuais e à versão digital do manual escolar. O acesso aos manuais digitais passa a ser possível em modo online ou offline, através de telemóvel ou tablet.
2020
É lançada a nova área de Aprendizagem Baseada em Projetos. Com guiões prontos a serem implementados, apresenta uma metodologia inovadora centrada no aluno e tem como objetivo desenvolver competências como a autonomia, a proatividade e a curiosidade para a resolução de problemas, fomentando a comunicação interpessoal e o trabalho em equipa.
2023
O concurso é um sucesso: conta com mais de 950 trabalhos na área de Projetos EV e envolve cerca de 340 professores e 1400 alunos. A cerimónia premeia 5 categorias, num total de 25 finalistas.
A Escola Virtual, em parceria com o Expresso e a SIC, lança um novo concurso dirigido à comunidade escolar baseado na temática dos media digitais. A iniciativa desafia os alunos a apresentarem projetos inovadores que ajudem a combater as fake news e a promover a verdade nas escolas e nas comunidades onde se inserem.
A Escola Virtual alia-se a uma das iniciativas do Projeto “Jogar na linha – Uma medida contra a obesidade infantil”, promovido pela Fundação Luís Figo, em parceria com a Egas Moniz School of Health & Science, e lança o concurso Jogar na Linha. A iniciativa desafia os alunos a apresentarem projetos inovadores que ajudem a promover o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis.
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2023
2024
O nosso projeto atingiu a maioridade.
É com orgulho que estamos, cada vez mais, presentes em toda a comunidade educativa.
Contamos consigo para continuarmos juntos esta caminhada e acrescentarmos os próximos marcos na nossa história.