António de Deus Ramos Ponces de Carvalho

António de Deus Ramos Ponces de Carvalho

Presidente da Direção da Associação de Jardins-Escolas João de Deus

António de Deus Ramos Ponces de Carvalho

Presidente da Direção da Associação de Jardins-Escolas João de Deus

João de Deus, poeta e pedagogo, autor do método de leitura - Cartilha Maternal – e seu filho João de Deus Ramos foram precursores do ensino infantil em Portugal, com o primeiro Jardim-Escola João de Deus, inaugurado em 1911, em Coimbra.

A Associação de Jardins-Escolas João de Deus, (AJEJD) criada em 1882, conta hoje com 55 Centros Educativos, 7194 alunos/utentes e 1282 colaboradores, e tem como Missão: o direito à educação como garantia de igualdade de oportunidades de sucesso; o respeito ativo pelas diferenças de credos, de culturas e de convicções; oportunidades de sucesso; o cuidado pela garantia de desenvolvimento de relações democráticas e pluralistas e o desenvolvimento de um clima relacional favorável a todos os elementos da comunidade educativa.

A AJEJD tem-se caracterizado pelo desenvolvimento de um modelo próprio, orientado por grandes princípios de humanismo, dignidade, solidariedade, tolerância, partilha, justiça, colaboração e entreajuda, equidade, inclusão, espírito democrático, responsabilidade, pesquisa, formação e inovação permanentes, numa perspetiva multicultural.

A metodologia pedagógica de João de Deus através do “ajudar, a aprender a ler” com a Cartilha Maternal e da aprendizagem da matemática com distintos materiais manipuláveis, do desenvolvimento das expressões e da cidadania ativa, transversal a todas as áreas do saber, pretende continuar a manter e a desenvolver a aprendizagem, o ensino, a criatividade, o espírito crítico e a reflexão na sociedade do século XXI.

Nos Jardins-Escolas João de Deus, realizam-se de uma forma lúdica, situações de aprendizagem que ajudam a desenvolver nas crianças capacidades, destrezas, habilidades, conhecimentos, valores e atitudes que contribuirão para que sejam felizes e que tenham sucesso na vida.

Enquanto Associação pretendemos ser um modelo na Educação Integral para ajudar a construir, com os alunos e com toda a comunidade educativa e envolvente, os meios e os espaços para agirmos como cidadãos responsáveis, numa sociedade global e sustentável, mas em constante mudança.