Joaquim Bernardo dos Santos Diogo

Joaquim Bernardo dos Santos Diogo

Presidente da Câmara Municipal do Crato

Joaquim Bernardo dos Santos Diogo

Presidente da Câmara Municipal do Crato

O Município do Crato renova o acesso à plataforma Escola Virtual para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal do Crato renova, para todos os alunos de todos os anos de escolaridade do concelho, o acesso gratuito, no ano letivo de 2021-2022, à prestigiada plataforma “Escola Virtual”, como elemento complementar do estudo em casa.

No desenvolvimento das suas competências, a Autarquia tem vindo a acompanhar as necessidades das famílias com crianças e jovens em idade escolar e a contribuir ativamente para uma escola com mais qualidade, sendo um dos eixos prioritários das políticas públicas do executivo.

A Escola Virtual é uma plataforma de aprendizagem dos ensinos básico e secundário do 1.º ao 12.º ano, que disponibiliza recursos e ferramentas educativas facilitadoras da implementação de metodologias ativas e orientadas para o desenvolvimento de competências do perfil do aluno do século XXI.

Validada pelo Ministério da Educação e reconhecida pelos docentes como um importante complemento de estudo, a Escola Virtual contribui largamente para complementar a atividade dos alunos na sala de aula.

Esta complementaridade é tão ou mais importante num contexto como o que atualmente vivemos, em que as crianças e jovens podem ser forçados a períodos de confinamento profilático ou por contaminação com o vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19. Por outro lado, as interrupções sucessivas a que os alunos têm sido sujeitos ao longo dos dois últimos anos impõem que se garanta o acesso ao maior número de recursos possível e que estes, de alguma forma, contribuam para mitigar as dificuldades sentidas por toda a comunidade escolar.

Os índices de insucesso escolar combatem-se também com o acesso a novas tecnologias de informação e comunicação, de forma atrativa e participativa. Estas são também o caminho para acabar com desigualdades entre o interior e os grandes centros urbanos e, sobretudo, mitigar as desigualdades económicas e sociais, garantindo que os alunos portugueses têm todos as mesmas oportunidades.

É desta forma que o Município do Crato aposta na Educação, com uma visão de futuro!