Pedro Bem-Haja
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Aveiro e Investigador do polo UA do CINTESIS@RISE.
As suas preferências de investigação podem ser divididas em duas grandes áreas:
1. A área das Neurociências cognitivas, com vasta experiência na utilização de medidas periféricas e centrais do sistema nervoso e com estudos em vários settings, nomeadamente educacionais (funções cognitivas básicas e executivas, e aprendizagem) e na Saúde (AVCs e TCEs, processamento de faces, controlo executivo e processamento emocional);
2. A área da Metodologia de investigação, Avaliação de impacto e Análise de dados (frequentista, Bayesiana, Machine learning).
É investigador em vários projetos financiados competitivamente e conta com várias dezenas de artigos em revistas internacionais indexadas. Criou programas de avaliação e reabilitação neurocognitiva usados por milhares de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo.
Desenvolveu métodos de avaliação e algoritmos de classificação na área da Educação e da Saúde. Foi o responsável pela análise de dados em vários projetos para o Ministério da Educação, Direção-Geral de Educação, Ordem dos Médicos e Administração Regional de Saúde do Centro.
Faz parte da equipa metodológica da EPIS – Empresários pela Inclusão Social, desenhando programas de intervenção para o combate ao insucesso escolar.