
Susana Vidal
Diretora Geral do
Susana Vidal
Diretora Geral do Colégio Monte Flor
O Colégio foi fundado em novembro de 1973 por Maria Albertina Vidal. Empreendedora nata e mãe de 4 filhas, com uma paixão enorme por crianças, sempre assumiu como prioridade a prestação de um serviço de educação inovador e de excelência.
O projeto foi crescendo em função das necessidades e dos desafios que a cada geração se iam colocando, mantendo sempre o foco no tratamento personalizado, numa oferta educativa diferenciada, no rigor, estabilidade e formação contínua da equipa.
Em setembro de 2011, já sob a administração de Susana Vidal, filha mais nova da fundadora, foram inauguradas umas novas instalações, construídas de raiz, que permitiram alargar a oferta educativa à valência da Creche (para além das valências de Pré-escolar e 1.º ciclo já existentes).
No Colégio Monte Flor apostamos na formação integral do aluno, contemplando a sua dimensão cognitiva, psicossocial, artística, física e emocional. O nosso principal objetivo é promover nas crianças a capacidade de sentir, de pensar, de saber, de decidir e de agir.
Neste sentido, assumimos como perfil dos alunos do Monte Flor serem apaixonados, criativos, autónomos, empreendedores, colaborativos, comunicativos, solidários, íntegros, perseverantes e resilientes.
O currículo, embora presente como elemento orientador das aprendizagens dos alunos, não constitui o centro do processo educativo, privilegiando-se sim, a aprendizagem baseada em projetos, sonhados, planeados, construídos e apresentados pelas crianças, numa dinâmica que pressupõe sempre a criação de produtos finais que são partilhados com os outros.
É nesta lógica de aprendizagem ativa, em que os processos de decisão, a organização, execução das ideias e gestão de todos os problemas inerentes ao trabalho colaborativo que o aluno, não só, constrói o seu conhecimento, mas também adquire competências essenciais para a vida em sociedade.
A eleição do Monte Flor em 2019 como uma das 5 Escolas Transformadoras Ashoka em Portugal foi, sem dúvida, um marco essencial no reconhecimento da nossa escola, dos nossos alunos e da nossa equipa como changemakers, agentes de transformação que impulsionam e criam mudanças positivas na sociedade e no mundo.