Respondemos às suas dúvidas!
Perguntas frequentes – Concurso "Jogar na linha".
Se não encontrar aqui a informação que procura, poderá contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto.
Perguntas frequentes – Concurso "Jogar na linha".
Se não encontrar aqui a informação que procura, poderá contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto.
É um concurso promovido pela Escola Virtual, em parceria com a Fundação Luís Figo e Egas Moniz School of Health & Science, que visa incentivar as escolas a integrarem a metodologia de projeto nas suas práticas letivas, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre alunos.
Estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional, que frequentam escolas públicas ou privadas, em Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e Açores e coordenações do ensino de português no estrangeiro, no ano escolar 2024/2025.
Categoria 1.º ciclo
Categoria 2.º ciclo
Categoria 3.º ciclo
Categoria Ensino Secundário/Ensino Profissional
Na área de projetos da Escola Virtual, o professor deve atribuir o guião de projeto “Jogar na linha” as suas turmas, a partir da qual os alunos desenvolverão os seus projetos. De seguida, o professor deve inscrever os projetos no concurso através deste link.
Os projetos podem ser desenvolvidos individualmente ou por um grupo até um máximo de 30 alunos.
Sim, cada equipa de projeto deve ter pelo menos um professor orientador, que será responsável por atribuir o guião de projeto, apoiar o desenvolvimento do projeto e submeter o projeto concluído a concurso.
O professor orientador pode convidar até quatro outros professores para o projeto.
Não, a escola pode participar com quantos projetos desejar. A criatividade não tem limites.
O formato é livre e pode incluir eventos na escola, peças de teatro, vídeos, cartazes, iniciativas junto da comunidade, entre outros. No entanto, o registo das evidências de desenvolvimento do projeto na plataforma Escola Virtual é obrigatório.
Os projetos devem ser submetidos através deste link até ao dia 16 de fevereiro de 2025.
Para avançar para a fase de votação pública, os projetos devem atingir os 100% de conclusão até 16 de fevereiro de 2025. Os projetos inscritos mas não concluídos até esta data serão automaticamente desclassificados.
Entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março de 2025, todas as propostas a concurso estarão disponíveis na página da Escola Virtual para votação eletrónica onde a comunidade escolar e o público em geral podem votar nos seus projetos favoritos.
Entre todos os concorrentes, os 10 projetos com maior quantidade de votos em cada categoria serão classificados como semifinalistas e avançarão para a fase de avaliação pelo júri.
A imparcialidade é geralmente garantida através de um júri composto por especialistas independentes e critérios de avaliação claros e transparentes.
Qualidade da informação e clareza da exposição
Criatividade e inovação
Qualidade da execução do produto final
1. A não conclusão do projeto na plataforma até ao fim do prazo previsto (16/02/2025).
2. O não envio do resumo do projeto e/ou vídeo de apresentação até ao fim do prazo previsto (16/02/2025).
Não, todos os projetos e vídeos de apresentação devem estar obrigatoriamente em língua portuguesa, com exceção apenas ao uso de expressões pontuais e contextualizadas comumente utilizadas noutras línguas.
Sim, ao participar do concurso, os autores dos projetos autorizam a divulgação pública de seus trabalhos para fins de divulgação e funcionamento do concurso.
Não, a participação no concurso na plataforma Escola Virtual é inteiramente gratuita para subscritores ou adotantes do serviço.
Sim, em caso de dúvidas ou para esclarecimentos adicionais, enviem-nos uma mensagem através do formulário de contacto.