Teresa Pombo

Recursos Educativos Digitais: como promover e regular a aprendizagem autónoma

Teresa Pombo

Professora do Ensino Básico, AE Carlos Gargaté / Formadora de Professores

Docente de Português e Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas.

Exerceu, entre setembro de 2010 e julho de 2017, funções na Direção-Geral da Educação (DGE) onde coordenou diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e, da educação para os media (blogues educativos, jornais escolares e co- autoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014).

Entre setembro de 2017 e julho de 2019, integrou a equipa do Plano Nacional da Leitura 2027 onde trabalhou as ligações entre as literacias da leitura, digital e dos media em diversos workshops e iniciativas como 7 Dias com os Media, Leitura, Escrita e Tecnologias Digitais e Roteiros Digitais de Leitura.

É formadora de docentes na área das tecnologias educativas e autora de diversos artigos sobre integração curricular de tecnologias. Tem partilhado com frequência, em eventos de natureza formativa e nas redes sociais, o resultado das suas opções metodológicas de recurso às TIC para a aprendizagem da língua portuguesa, tendo integrado o projeto MILP – Meios Interativos em Língua Portuguesa.

É autora do projeto Viagens Literárias – recursos educativos digitais (Fase 1: 2008-2018; Fase 2: 2019-…) e pertence à Direção do Google Lit Trips, um projeto literário reconhecido internacionalmente, cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. Este projeto foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.