Escola Virtual

QuizQuiz

Inteligências de Gardner

Seleciona um tema

Back
  • Conhece-te a ti mesmo!

    Para decidires adequadamente sobre o teu futuro, é importante saberes quem és, do que mais gostas, quais são os teus pontos fortes e fracos, conheceres as tuas prioridades, interesses e capacidades, ou seja, saberes responder à questão: quem sou?

    Responde, então, a este questionário, que te permite conheceres mais sobre ti próprio e sobre a tua relação com o mundo que te rodeia.

  • 1. Identificação

    profile

    Preenche, por favor, o teu nome e seleciona uma foto de perfil:

  • 2. Como sou?

    Seleciona os 12 adjetivos desta lista que consideras que te definem melhor.

    Compreensivo Estável Aventureiro Sensível Frágil Tímido Arrogante Convencional Sonhador Amável Retraído Inseguro Generoso Perseverante Descuidado Curioso Nervoso Conciliador Alegre Conversador Criativo Agressivo Responsável Sincero Distante Imaginativo Rotineiro Solidário Depressivo Solitário Vulnerável Triste Ativo Controlado Inconstante Tranquilo Conservador Indeciso Queixoso Sociável Confiável Pacífico Egoísta Simpático Original Tenso Calado Bondoso Espontâneo Desconfiado Organizado Ansioso Impulsivo Melancólico Cordial
  • 3. Como os outros me veem?

    Pede a um familiar ou amigo que escolha os 12 adjetivos desta lista que te descrevem melhor.

    Compreensivo Estável Aventureiro Sensível Frágil Tímido Arrogante Convencional Sonhador Amável Retraído Inseguro Generoso Perseverante Descuidado Curioso Nervoso Conciliador Alegre Conversador Criativo Agressivo Responsável Sincero Distante Imaginativo Rotineiro Solidário Depressivo Solitário Vulnerável Triste Ativo Controlado Inconstante Tranquilo Conservador Indeciso Queixoso Sociável Confiável Pacífico Egoísta Simpático Original Desconfiado Tenso Calado Bondoso Espontâneo Organizado Ansioso Impulsivo Melancólico Cordial
  • 3. Características pessoais

    Da lista seguinte assinala 5 características que consideras possuir com maior evidência:

    Adaptação à mudança

    Destreza manual

    Capacidade de persuasão

    Capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo

    Capacidade de planeamento

    Rigor e precisão

    Autonomia

    Facilidade para tomar decisões

    Extroversão

    Força física

    Resistência à monotonia

    Facilidade de comunicação

    Persistência

    Facilidade de relacionamento

    Criatividade

    Iniciativa

    Minúcia

    Audácia (capacidade de assumir riscos)

    Maturidade

    Capacidade de liderança

    Assertividade

    Dinamismo

    Capacidade de organização

    Responsabilidade

    Espírito de equipa

    Atenção e concentração

  • 4. Motivações

    Esta atividade permite a avaliação de algumas áreas centrais da tua vida, a partir da qual é possível conheceres melhor as tuas prioridades, motivações e aspetos a que dás mais e menos importância. Numa escala de 0 (menos importante) a 10 (mais importante), faz a tua avaliação.

    Encaro o dinheiro como um objetivo importante para a realização pessoal.

    12345678910

    Gostaria de ser o meu próprio chefe.

    12345678910

    Prefiro ter um horário flexível e ajustável.

    12345678910

    Gostaria de ter uma profissão que me permita viver comodamente e sem preocupações.

    12345678910

    Gostaria de ajudar as pessoas, trabalhar para ajudar na solução dos seus problemas e melhorar o mundo.

    12345678910

    Para mim o mais importante é expressar a minha criatividade, participar em atividades inovadoras que deem resposta aos desafios do futuro.

    12345678910

    Gosto de fazer muitas coisas diferentes e não ter trabalhos monótonos e rotineiros.

    12345678910

    Gostaria de ter uma atividade profissional excitante, experimentar novas sensações, expor-me a riscos e perigos (físicos ou económicos) que me façam ter gozo no que faço, sem me aborrecer.

    12345678910

    Espero obter prestígio e reconhecimento, ser socialmente influente e importante.

    12345678910

    Gostaria de poder trabalhar diretamente com pessoas, comunicar e relacionar-me com elas, trabalhar em equipa em vez de trabalhar sozinho.

    12345678910

    Imagino-me a ser responsável por outros e dirigir o seu trabalho, tomar decisões e decidir sobre como devem fazer o seu trabalho para atingir os objetivos.

    12345678910

    Espero ter segurança e estabilidade no meu trabalho, de forma a poder estar tranquilo e saber com o que conto.

    12345678910

    Espero poder dispor de tempo para dedicar-me aos meus interesses e hobbies.

    12345678910
  • Fim do questionário!

    Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.

    Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.

    Terminar
  • Inteligências de Gardner

    Para ajudar a construir a identidade vocacional, a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (2012) poderá ser um excelente contributo. Como sabemos, as habilidades matemáticas e linguísticas foram durante muito tempo as que mais atenção captaram no momento de avaliar o sucesso académico e possibilidades profissionais. No entanto, no século XXI, com o surgimento de novas profissões e o desaparecimento de outras, é fundamental equacionar novas abordagens no momento de decisão sobre o futuro. Os 8 tipos de inteligências de Gardner podem ajudar-te a conheceres-te um pouco melhor e a construíres mais facilmente o teu caminho académico e profissional.

    Atenção, estes parâmetros não são um perfil rígido, e devem servir para identificar comportamentos, e para construir novos horizontes, ou seja, para potenciar outras inteligências. Deve ser encarado do ponto de vista positivo e evolutivo e não o contrário.

    Deves ter em atenção que este quiz não é um teste psicológico nem vocacional com fundamentação científica!

    Serve como recurso de autoconhecimento, para despertar a curiosidade e fazer-te pensar nos vários tipos de inteligências, bem como naquelas em que gostarias de investir.

    Para resultados mais apurados e rigorosos, deves consultar um psicólogo de orientação vocacional.

  • 1. Gosto de...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Participar eficazmente em jogos de línguas;

    Resolver enigmas, advinhas, e jogos matemáticos;

    Resolver puzzles e labirintos e faço-o com facilidade;

    Montar e desmontar objetos;

    Compor melodias, poesias e canções;

    Analisar e estudar o funcionamento do corpo humano;

    Situar-me no lugar dos outros (empatia): o que gostam, sentem e pensam;

    Propor soluções para problemas (jogos, trabalho, refeições, projetos, presentes, etc);

  • 2. Na escola, tenho jeito para...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Escrever cartas, histórias e transmitir adequadamente ideias, emoções e experiências;

    Resolver situações problemáticas e realizar cálculos com rapidez;

    Desenhar mapas e planos de forma precisa, ordenada e rigorosa;

    Realizar, com destreza, obras (cerâmica, pintura, modelagem) que supõem experiências táteis;

    Reconhecer e imitar com facilidade vozes e sons de pessoas, objetos, animais e fenómenos da natureza;

    Analisar e valorizar o estado, as características e as necessidades próprias de diferentes tipos de animais e plantas;

    Tomar decisões e liderar o grupo;

    Criar iniciativas na procura de recursos para empreender projetos (com quem, o quê, onde, porque, o que se passará);

  • 3. Na escola, prefiro...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Participar ativamente em diálogos, debates e conversas;

    Organizar informação em quadros e gráficos;

    Utilizar ilustrações (figuras, sinais) para estudar e recordar com mais facilidade;

    Atividades práticas que impliquem movimento ou manuseamento de objetos;

    Imaginar fundos musicais aos temas estudados para melhor memorizar a matéria;

    Fazer visitas de estudo para explorar aspetos da Natureza;

    Estudar em grupo;

    Trabalhar individualmente;

  • 4. Para saber mais sobre um assunto...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Leio e compreendo diferentes tipos de textos (contos, romances, poesia, anúncios, notícias, etc);

    Questiono a origem e causas de determinados acontecimentos (…ocorreu porque…);

    Analiso e valorizo obras plásticas, considerando critérios de qualidade como o emprego da cor, tamanho, perspetiva, proporção, etc;

    Gosto de tocar nas coisas para percebê-las melhor;

    Interesso-me por ouvir diferentes tipos de obras musicais em diferentes momentos e lugares;

    Leio revistas, livros e documentários sobre a vida animal;

    Gosto de conversar com pessoas mais velhas e ouvir conselhos;

    Reflito bastante sobre o que faço, sinto ou digo;

  • 5. Frequentemente, ...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Presto atenção a palavras, expressões e informações e tento inclui-las no meu discurso;

    Identifico e interpreto números em diversos contextos (transportes, datas, preços, descontos, localizações, horários, informação económica, histórica, social, cultura, desportiva…);

    Nos meus desenhos, esculturas ou maquetes, tenho em conta aspetos relativos à forma, cor, tamanho, proporção, equilíbrio, etc;

    Comunico eficientemente com gestos e movimentos, ideias, perguntas e emoções;

    Interpreto melodias e cancões, destacando na execução a letra, o ritmo e a entoação;

    Participo ativamente em projetos relacionados com a natureza (estudo da paisagem, observação de aves, de espécies a preservar, etc);

    Exponho o que penso e sinto, sem ferir ou magoar os outros (de forma assertiva);

    Reconheço as emoções (alegria, tristeza, medo) que sinto e quais as razões;

  • 6. Normalmente, ...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Comunico e relato com facilidade diferentes tipos de histórias (de pessoas, viagens, trabalhos, etc);

    Lembro-me de números e dados estatísticos com facilidade (datas, preços, habitantes, resultados desportivos, distâncias);

    Reconheço padrões no meio de obras plásticas (linhas, retângulos, quadrados, círculos);

    Mantenho o equilíbrio e o controle em movimentos e deslocações, para conseguir fins concretos (construções, desporto e dança);

    Lembro-me e reproduzo com facilidade as melodias escutadas;

    Gosto de visitar jardins zoológicos, aquários ou jardins botânicos;

    Integro-me eficazmente em situações que me permitem conhecer e relacionar-me com outros (conversas, trabalho em equipa, jogos, projetos sociais);

    Reconheço as minhas qualidades e defeitos mais salientes (forças e fraquezas);

  • 7. Tenho facilidade em...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Memorizar dados de cultura geral, histórias e anedotas;

    Manipular objetos e materiais diferentes com intenção de contar, comparar, ordenar, pesar e medir;

    Interpretar corretamente mapas e planos;

    Aprender dança e praticar desportos;

    Trautear, cantar e mover-me com ritmo, de forma espontânea, enquanto realizo diferentes tarefas;

    Identificar espécies animais e plantas;

    Relacionar-me eficazmente com pessoas de diferentes idades e em contextos diferentes (adapto as palavras, estética, voz, gestos, posturas e movimentos…);

    Manter a atenção e o esforço no desenvolvimento de trabalhos;

  • 8. Tenho o dom de...

    Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.

    Captar a atenção dos outros com o domínio da palavra (vocabulário apropriado e linguagem expressiva);

    Pesquisar e compreender o funcionamento dos computadores;

    Lembrar-me de cores, tamanhos, rostos, objetos e cenários em diferentes lugares e circunstâncias (posições, distâncias, etc);

    Imitar expressivamente gestos e movimentos de pessoas (familiares, amigos, professores) e profissionais (desportistas, atores, humoristas, bailarinos);

    Identificar instrumentos musicais e as suas características e inventar com qualquer tipo de objeto outros instrumentos;

    Identificar qualidades e características próprias de fenómenos atmosféricos (chuva, vento, granizo, neve);

    Interpretar atitudes e comportamentos de diferentes pessoas em situações distintas (jogos, trabalhos, viagens, festas, desportos, filmes);

    Ouvir, com interesse, as recomendações que me dão para melhorar e equilibrar os meus erros;

  • Fim do questionário!

    Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.

    Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.

    Terminar
  • Guia das Profissões

    A construção de uma carreira exige, antes de mais, autoconhecimento, de forma a que seja possível realizar uma atividade profissional que vá ao encontro dos teus interesses, aptidões e valores. A decisão sobre que caminho escolher, deverá ser um processo pessoal, e uma construção baseada no conhecimento de ti próprio e da oferta formativa existente, bem como das diferentes atividades profissionais.

    Este guia ira ajudar-te a explorares diferentes profissões, relacionadas com os teus interesses e personalidade. O mais importante é que saibas quem és, e o que mais gostas de fazer, para que possas relacionar esse conhecimento com as diferentes atividades profissionais.

  • Como sou, que habilidades tenho e em que é que me destaco?

    As diferentes áreas profissionais requerem certas habilidades e características pessoais, que influenciam o grau de dedicação, motivação e satisfação perante as mesmas.

    Escolhe as respostas que melhor te definem na lista. Se não encontrares uma com a qual te identifiques, escolhe a que mais se aproxima.

    Sou uma pessoa meticulosa, atenta aos pormenores;

    Sou uma pessoa criativa, imaginativa, intuitiva;

    Sou uma pessoa arrumada, organizada, paciente;

    Sou uma pessoa determinada, persistente, resistente à frustração;

    Sou uma pessoa observadora, que repara nos detalhes;

    Sou uma pessoa prática, capaz de resolver imprevistos;

    Sou uma pessoa estratégica, capaz de planear com eficácia;

    Sou uma pessoa corporativa, que valoriza o trabalho em equipa;

    Sou uma pessoa analítica, com pensamento lógico;

  • Que tipo de atividades me imagino a fazer?

    Das atividades seguintes, escolhe as que te imaginas a fazer. Trata-se de encontrar atividades pré-laborais que te pareçam satisfatórias. Se não encontrares uma com a qual te identifiques, escolhe a que mais se aproxima.

    Coordenar ou dirigir grupos de pessoas em organizações de tipo social, lúdica ou desportiva;

    Desenhar, pintar, esculpir;

    Participar numa equipa de redação ou produção de um programa de rádio, uma revista, um blog, ou um grupo de música;

    Criar páginas web ou fazer programas simples para resolver problemas informáticos;

    Realizar atividades relacionadas com o campo e a natureza;

    Montar e desmontar aparelhos ou arranjar uma avaria de um carro ou eletrodoméstico;

    Construir maquetes ou desenhar espaços;

    Fazer protótipos de simples robots;

    Organizar a economia de um evento ou viagem;

    Visitar exposições ou museus com conteúdos artísticos;

    Participar em atividades de defesa e segurança das pessoas;

    Organizar concertos, espetáculos, concursos, viagens, e outras atividades ligadas ao turismo;

  • Em que espaço gostaria de trabalhar?

    Imagina-te nos diferentes cenários e tenta perceber onde mais gostarias de trabalhar.
    Escolhe aqueles que mais se aproximam do que seria para ti o trabalho ideal.

    Um estúdio de Desenho Técnico, de Engenharia ou Arquitetura;

    Uma fábrica de automóveis ou componentes de aeronaves;

    Uma empresa de desenvolvimento de software;

    Um gabinete de estudos ou um centro de investigação;

    Uma agência de publicidade e marketing;

    Uma estação de televisão;

    Um departamento/oficina de restauro ou museu;

    Um Banco;

    Em espaços diferentes que impliquem deslocações e viagens;

    Ao ar livre;

    Em instituições cujo fim seja a realização de objetivos comuns, em prol dos cidadãos;

    Numa instituição pública;

  • Quero dedicar-me a algo que permita…

    Este exercício pretende ajudar-te descobrir as tuas motivações mais profundas, os valores que suportam as tuas escolhas, as tuas aspirações e objetivos pessoais.

    Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.

    Participar em projetos que melhorem a produtividade na indústria e na agricultura, o aproveitamento das fontes de energia…;

    Ocupar um lugar de gestão ou direção de uma empresa pública ou privada;

    Investigar, descobrir avanços tecnológicos que sejam importantes para a qualidade de vida das pessoas, no campo da saúde, meio ambiente…;

    Desenvolver a minha criatividade como desenhador, pintor, fotógrafo, ator…;

    Contribuir para o desenvolvimento tecnológico, instalações industriais, motores mais eficientes, software mais potente…;

    Participar em projetos que melhorem o desenvolvimento da nossa sociedade: vias de comunicação, urbanismo, telecomunicações;

    Atuar para melhorar a sociedade, para faze-la melhor e mais justa, desde a aplicação das leis, informação jornalística…;

    Atuar para melhorar a sociedade, no campo da saúde, educação, serviço social…;

    Apoiar a vida das pessoas em tarefas que melhorem a vida dos outros e da sociedade

  • Normalmente, tenho jeito para…

    Com esta questão pretende-se que tentes descobrir os teus talentos. Claro que é sempre possível trabalhar e fazer bem muito bem algo em que temos mais dificuldades; no entanto, começar por perceber o que fazemos bem dá-nos motivação para continuar a fazer melhor.

    Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.

    Executar ou fazer funcionar algo com uso das mãos;

    Resolver problemas matemáticos, cálculo, analisar estatísticas, matemática aplicada à economia...;

    Realizar atividades relacionadas com a prática ou a gestão do desporto;

    Ensinar, explicar e ajudar os outros a compreender algo;

    Ler, escrever, conhecer outras línguas e culturas, interpretar obras, etc;

    Tocar instrumentos, cantar, compor, interpretar e exprimir-me através da música;

    Negociar, vender um produto ou ideia;

    Resolver problemas relacionados com a vida das pessoas;

    Criar relações empáticas, colocar-me no lugar do outro, tento compreender a sua visão da realidade;

  • No que diz respeito a horários e forma de trabalho, …

    Cada profissão tem as suas regras e os seus constrangimentos, que podem adequar-se não se ao teu perfil.

    Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.

    Prefiro atuar em organizações e empresas que privilegiam a disciplina de horários, sem flexibilidade;

    Imagino-me a trabalhar em algo que implique um horário flexível;

    Agrada-me a ideia de trabalhar por turnos;

    Gosto de atividades que envolvam algum risco ou perigo;

    Gosto de trabalhar em equipa, trocar ideias e partilhar tarefas;

    Prefiro trabalhar sozinho, mais do que em equipa;

  • Fim do questionário!

    Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.

    Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.

    Terminar
  • Que manifestação artística está representada na imagem?

    ball
    $$ f(x) = \int_{-\infty}^\infty \hat f(\xi)\,e^{2 \pi i \xi x} \,d\xi $$ was / were were / be
  • Que manifestação artística está representada na imagem?

    begin

    begun began begon
  • Que manifestação artística está representada na imagem?

    break

    begun broke begon
  • Que manifestação artística está representada na imagem?

    bring

    begun brought begon
  • Que manifestação artística está representada na imagem?

    build

    begun built begon
Welldone!

Acertaste 0 de perguntas.

Tempo gasto:

Recomeçar
A carregar...

A processar o teu perfil...

GuardarRecomeçar
Escola Virtual
Nome

Christopher Lloyd

À procura da profissão de sonho.

Como me sinto

Provavelmente sou

Como os outros me veem

Principais aptidões

O que procuro

Conforto e segurança

85%

Flexibilidade e criatividade

75%

Autonomia e liderança

65%

Ajudar a ser socialmente útil

55%
GuardarRecomeçar
Escola Virtual

Inteligências de Gardner

Sabe mais sobre cada inteligência clicando no icon "+".

Inteligência Linguística-verbal

(50.00%)

Capacidade para falar, ouvir, ler e escrever. Essencial nas nossas relações baseadas na comunicação através da palavra!

Correspondência com as seguintes profissões:

PolíticoEscritorJornalistaGuionistaEditorProfessorPivotTradutorLocutorAdvogadoPublicitário

85%

Inteligência Lógico-matemática

(50.00%)

Trabalhar com números e cálculos, capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos.

Correspondência com as seguintes profissões:

CientistaCientista de dadosConsultor de investimentosEconomistaAuditor financeiroOperador de mercadoGestorAtuáriaEspecialista em Business Inteligence

75%

Inteligência Visual-espacial

(50.00%)

Orientação no espaço, capacidade para observar o mundo e os objetos em diferentes perspetivas, capacidade para criar imagens mentais, desenhar e identificar detalhes.

Correspondência com as seguintes profissões:

Artista plásticoFotógrafoDesigner de joiasArquitetoMaquetistaDesigner de mobiliárioMotion designerEstilista de modaIlustradora

65%

Inteligência Corporal-sinestésica

(50.00%)

Capacidade para expressar sentimentos através do corpo, de forma rápida, intuitiva e consciente.

Correspondência com as seguintes profissões:

Artista plásticoBailarinaAtorSurfistaTenistaCoreógrafoEncenador

55%

Inteligência Musical

(50.00%)

Capacidade para nos expressarmos através de sons, voz e instrumentos, desempenho e composição da música.

Correspondência com as seguintes profissões:

Professor de canto e vozMaestrinaProdutora musicalGuitarristaProgramador musicalFadistaSonoplastasDiretor de som para cinema e televisão

55%

Inteligência Naturalista

(50.00%)

Captar e comunicar sobre as questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e vegetais ou fenômenos relacionados ao clima, geografia ou fenómenos naturais.

Correspondência com as seguintes profissões:

VeterinárioAstrónomoAgricultorArquiteto paisagistaMeteorologistaBiólogoGeólogoDiretor de campo de golfEnólogo

55%

Inteligência Interpessoal

(50.00%)

Capacidade para compreender os outros, relacionar-se com os outros: saber quem são, o que sentem, o que desejam e necessitam!

Correspondência com as seguintes profissões:

Diretora pedagógicaAssistente socialCientista políticoEmbaixadorGestora de projeto socialMédicoEnfermeiraPsicóloga escolarConsultora na área de talentoPresidente da junta de freguesiaRelações institucionais

55%

Inteligência Intrapessoal

(50.00%)

A que nos dá o nosso mapa interior, capacidade de saber quem somos, quais os nossos pontos fortes, pontos fracos, como aproveitar uns e superar outros, que decisões devemos tomar e quais as consequências.

Correspondência com as seguintes profissões:

FilósofaInspetoraTreinador de futebolNeurocientistaEmpreendedor socialPsicólogo clínicoMédica dos cuidados paliativosGestora de voluntariado corporativo

55%
GuardarRecomeçar
Escola Virtual

Guia das Profissões

Segundo a análise efetuada às tuas respostas, terás perfil para as seguintes Profissões: