Para decidires adequadamente sobre o teu futuro, é importante saberes quem és, do que mais gostas, quais são os teus pontos fortes e fracos, conheceres as tuas prioridades, interesses e capacidades, ou seja, saberes responder à questão: quem sou?
Responde, então, a este questionário, que te permite conheceres mais sobre ti próprio e sobre a tua relação com o mundo que te rodeia.
Seleciona os 12 adjetivos desta lista que consideras que te definem melhor.
Pede a um familiar ou amigo que escolha os 12 adjetivos desta lista que te descrevem melhor.
Da lista seguinte assinala 5 características que consideras possuir com maior evidência:
Adaptação à mudança
Destreza manual
Capacidade de persuasão
Capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo
Capacidade de planeamento
Rigor e precisão
Autonomia
Facilidade para tomar decisões
Extroversão
Força física
Resistência à monotonia
Facilidade de comunicação
Persistência
Facilidade de relacionamento
Criatividade
Iniciativa
Minúcia
Audácia (capacidade de assumir riscos)
Maturidade
Capacidade de liderança
Assertividade
Dinamismo
Capacidade de organização
Responsabilidade
Espírito de equipa
Atenção e concentração
Esta atividade permite a avaliação de algumas áreas centrais da tua vida, a partir da qual é possível conheceres melhor as tuas prioridades, motivações e aspetos a que dás mais e menos importância. Numa escala de 0 (menos importante) a 10 (mais importante), faz a tua avaliação.
Encaro o dinheiro como um objetivo importante para a realização pessoal.
Gostaria de ser o meu próprio chefe.
Prefiro ter um horário flexível e ajustável.
Gostaria de ter uma profissão que me permita viver comodamente e sem preocupações.
Gostaria de ajudar as pessoas, trabalhar para ajudar na solução dos seus problemas e melhorar o mundo.
Para mim o mais importante é expressar a minha criatividade, participar em atividades inovadoras que deem resposta aos desafios do futuro.
Gosto de fazer muitas coisas diferentes e não ter trabalhos monótonos e rotineiros.
Gostaria de ter uma atividade profissional excitante, experimentar novas sensações, expor-me a riscos e perigos (físicos ou económicos) que me façam ter gozo no que faço, sem me aborrecer.
Espero obter prestígio e reconhecimento, ser socialmente influente e importante.
Gostaria de poder trabalhar diretamente com pessoas, comunicar e relacionar-me com elas, trabalhar em equipa em vez de trabalhar sozinho.
Imagino-me a ser responsável por outros e dirigir o seu trabalho, tomar decisões e decidir sobre como devem fazer o seu trabalho para atingir os objetivos.
Espero ter segurança e estabilidade no meu trabalho, de forma a poder estar tranquilo e saber com o que conto.
Espero poder dispor de tempo para dedicar-me aos meus interesses e hobbies.
Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.
Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.
TerminarPara ajudar a construir a identidade vocacional, a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (2012) poderá ser um excelente contributo. Como sabemos, as habilidades matemáticas e linguísticas foram durante muito tempo as que mais atenção captaram no momento de avaliar o sucesso académico e possibilidades profissionais. No entanto, no século XXI, com o surgimento de novas profissões e o desaparecimento de outras, é fundamental equacionar novas abordagens no momento de decisão sobre o futuro. Os 8 tipos de inteligências de Gardner podem ajudar-te a conheceres-te um pouco melhor e a construíres mais facilmente o teu caminho académico e profissional.
Atenção, estes parâmetros não são um perfil rígido, e devem servir para identificar comportamentos, e para construir novos horizontes, ou seja, para potenciar outras inteligências. Deve ser encarado do ponto de vista positivo e evolutivo e não o contrário.
Deves ter em atenção que este quiz não é um teste psicológico nem vocacional com fundamentação científica!
Serve como recurso de autoconhecimento, para despertar a curiosidade e fazer-te pensar nos vários tipos de inteligências, bem como naquelas em que gostarias de investir.
Para resultados mais apurados e rigorosos, deves consultar um psicólogo de orientação vocacional.
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Participar eficazmente em jogos de línguas;
Resolver enigmas, advinhas, e jogos matemáticos;
Resolver puzzles e labirintos e faço-o com facilidade;
Montar e desmontar objetos;
Compor melodias, poesias e canções;
Analisar e estudar o funcionamento do corpo humano;
Situar-me no lugar dos outros (empatia): o que gostam, sentem e pensam;
Propor soluções para problemas (jogos, trabalho, refeições, projetos, presentes, etc);
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Escrever cartas, histórias e transmitir adequadamente ideias, emoções e experiências;
Resolver situações problemáticas e realizar cálculos com rapidez;
Desenhar mapas e planos de forma precisa, ordenada e rigorosa;
Realizar, com destreza, obras (cerâmica, pintura, modelagem) que supõem experiências táteis;
Reconhecer e imitar com facilidade vozes e sons de pessoas, objetos, animais e fenómenos da natureza;
Analisar e valorizar o estado, as características e as necessidades próprias de diferentes tipos de animais e plantas;
Tomar decisões e liderar o grupo;
Criar iniciativas na procura de recursos para empreender projetos (com quem, o quê, onde, porque, o que se passará);
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Participar ativamente em diálogos, debates e conversas;
Organizar informação em quadros e gráficos;
Utilizar ilustrações (figuras, sinais) para estudar e recordar com mais facilidade;
Atividades práticas que impliquem movimento ou manuseamento de objetos;
Imaginar fundos musicais aos temas estudados para melhor memorizar a matéria;
Fazer visitas de estudo para explorar aspetos da Natureza;
Estudar em grupo;
Trabalhar individualmente;
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Leio e compreendo diferentes tipos de textos (contos, romances, poesia, anúncios, notícias, etc);
Questiono a origem e causas de determinados acontecimentos (…ocorreu porque…);
Analiso e valorizo obras plásticas, considerando critérios de qualidade como o emprego da cor, tamanho, perspetiva, proporção, etc;
Gosto de tocar nas coisas para percebê-las melhor;
Interesso-me por ouvir diferentes tipos de obras musicais em diferentes momentos e lugares;
Leio revistas, livros e documentários sobre a vida animal;
Gosto de conversar com pessoas mais velhas e ouvir conselhos;
Reflito bastante sobre o que faço, sinto ou digo;
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Presto atenção a palavras, expressões e informações e tento inclui-las no meu discurso;
Identifico e interpreto números em diversos contextos (transportes, datas, preços, descontos, localizações, horários, informação económica, histórica, social, cultura, desportiva…);
Nos meus desenhos, esculturas ou maquetes, tenho em conta aspetos relativos à forma, cor, tamanho, proporção, equilíbrio, etc;
Comunico eficientemente com gestos e movimentos, ideias, perguntas e emoções;
Interpreto melodias e cancões, destacando na execução a letra, o ritmo e a entoação;
Participo ativamente em projetos relacionados com a natureza (estudo da paisagem, observação de aves, de espécies a preservar, etc);
Exponho o que penso e sinto, sem ferir ou magoar os outros (de forma assertiva);
Reconheço as emoções (alegria, tristeza, medo) que sinto e quais as razões;
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Comunico e relato com facilidade diferentes tipos de histórias (de pessoas, viagens, trabalhos, etc);
Lembro-me de números e dados estatísticos com facilidade (datas, preços, habitantes, resultados desportivos, distâncias);
Reconheço padrões no meio de obras plásticas (linhas, retângulos, quadrados, círculos);
Mantenho o equilíbrio e o controle em movimentos e deslocações, para conseguir fins concretos (construções, desporto e dança);
Lembro-me e reproduzo com facilidade as melodias escutadas;
Gosto de visitar jardins zoológicos, aquários ou jardins botânicos;
Integro-me eficazmente em situações que me permitem conhecer e relacionar-me com outros (conversas, trabalho em equipa, jogos, projetos sociais);
Reconheço as minhas qualidades e defeitos mais salientes (forças e fraquezas);
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Memorizar dados de cultura geral, histórias e anedotas;
Manipular objetos e materiais diferentes com intenção de contar, comparar, ordenar, pesar e medir;
Interpretar corretamente mapas e planos;
Aprender dança e praticar desportos;
Trautear, cantar e mover-me com ritmo, de forma espontânea, enquanto realizo diferentes tarefas;
Identificar espécies animais e plantas;
Relacionar-me eficazmente com pessoas de diferentes idades e em contextos diferentes (adapto as palavras, estética, voz, gestos, posturas e movimentos…);
Manter a atenção e o esforço no desenvolvimento de trabalhos;
Seleciona todas as afirmações com as quais te identificas.
Captar a atenção dos outros com o domínio da palavra (vocabulário apropriado e linguagem expressiva);
Pesquisar e compreender o funcionamento dos computadores;
Lembrar-me de cores, tamanhos, rostos, objetos e cenários em diferentes lugares e circunstâncias (posições, distâncias, etc);
Imitar expressivamente gestos e movimentos de pessoas (familiares, amigos, professores) e profissionais (desportistas, atores, humoristas, bailarinos);
Identificar instrumentos musicais e as suas características e inventar com qualquer tipo de objeto outros instrumentos;
Identificar qualidades e características próprias de fenómenos atmosféricos (chuva, vento, granizo, neve);
Interpretar atitudes e comportamentos de diferentes pessoas em situações distintas (jogos, trabalhos, viagens, festas, desportos, filmes);
Ouvir, com interesse, as recomendações que me dão para melhorar e equilibrar os meus erros;
Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.
Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.
TerminarA construção de uma carreira exige, antes de mais, autoconhecimento, de forma a que seja possível realizar uma atividade profissional que vá ao encontro dos teus interesses, aptidões e valores. A decisão sobre que caminho escolher, deverá ser um processo pessoal, e uma construção baseada no conhecimento de ti próprio e da oferta formativa existente, bem como das diferentes atividades profissionais.
Este guia ira ajudar-te a explorares diferentes profissões, relacionadas com os teus interesses e personalidade. O mais importante é que saibas quem és, e o que mais gostas de fazer, para que possas relacionar esse conhecimento com as diferentes atividades profissionais.
As diferentes áreas profissionais requerem certas habilidades e características pessoais, que influenciam o grau de dedicação, motivação e satisfação perante as mesmas.
Escolhe as respostas que melhor te definem na lista. Se não encontrares uma com a qual te identifiques, escolhe a que mais se aproxima.
Sou uma pessoa meticulosa, atenta aos pormenores;
Sou uma pessoa criativa, imaginativa, intuitiva;
Sou uma pessoa arrumada, organizada, paciente;
Sou uma pessoa determinada, persistente, resistente à frustração;
Sou uma pessoa observadora, que repara nos detalhes;
Sou uma pessoa prática, capaz de resolver imprevistos;
Sou uma pessoa estratégica, capaz de planear com eficácia;
Sou uma pessoa corporativa, que valoriza o trabalho em equipa;
Sou uma pessoa analítica, com pensamento lógico;
Das atividades seguintes, escolhe as que te imaginas a fazer. Trata-se de encontrar atividades pré-laborais que te pareçam satisfatórias. Se não encontrares uma com a qual te identifiques, escolhe a que mais se aproxima.
Coordenar ou dirigir grupos de pessoas em organizações de tipo social, lúdica ou desportiva;
Desenhar, pintar, esculpir;
Participar numa equipa de redação ou produção de um programa de rádio, uma revista, um blog, ou um grupo de música;
Criar páginas web ou fazer programas simples para resolver problemas informáticos;
Realizar atividades relacionadas com o campo e a natureza;
Montar e desmontar aparelhos ou arranjar uma avaria de um carro ou eletrodoméstico;
Construir maquetes ou desenhar espaços;
Fazer protótipos de simples robots;
Organizar a economia de um evento ou viagem;
Visitar exposições ou museus com conteúdos artísticos;
Participar em atividades de defesa e segurança das pessoas;
Organizar concertos, espetáculos, concursos, viagens, e outras atividades ligadas ao turismo;
Imagina-te nos diferentes cenários e tenta perceber onde mais gostarias de trabalhar.
Escolhe aqueles que mais se aproximam do que seria para ti o trabalho ideal.
Um estúdio de Desenho Técnico, de Engenharia ou Arquitetura;
Uma fábrica de automóveis ou componentes de aeronaves;
Uma empresa de desenvolvimento de software;
Um gabinete de estudos ou um centro de investigação;
Uma agência de publicidade e marketing;
Uma estação de televisão;
Um departamento/oficina de restauro ou museu;
Um Banco;
Em espaços diferentes que impliquem deslocações e viagens;
Ao ar livre;
Em instituições cujo fim seja a realização de objetivos comuns, em prol dos cidadãos;
Numa instituição pública;
Este exercício pretende ajudar-te descobrir as tuas motivações mais profundas, os valores que suportam as tuas escolhas, as tuas aspirações e objetivos pessoais.
Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.
Participar em projetos que melhorem a produtividade na indústria e na agricultura, o aproveitamento das fontes de energia…;
Ocupar um lugar de gestão ou direção de uma empresa pública ou privada;
Investigar, descobrir avanços tecnológicos que sejam importantes para a qualidade de vida das pessoas, no campo da saúde, meio ambiente…;
Desenvolver a minha criatividade como desenhador, pintor, fotógrafo, ator…;
Contribuir para o desenvolvimento tecnológico, instalações industriais, motores mais eficientes, software mais potente…;
Participar em projetos que melhorem o desenvolvimento da nossa sociedade: vias de comunicação, urbanismo, telecomunicações;
Atuar para melhorar a sociedade, para faze-la melhor e mais justa, desde a aplicação das leis, informação jornalística…;
Atuar para melhorar a sociedade, no campo da saúde, educação, serviço social…;
Apoiar a vida das pessoas em tarefas que melhorem a vida dos outros e da sociedade
Com esta questão pretende-se que tentes descobrir os teus talentos. Claro que é sempre possível trabalhar e fazer bem muito bem algo em que temos mais dificuldades; no entanto, começar por perceber o que fazemos bem dá-nos motivação para continuar a fazer melhor.
Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.
Executar ou fazer funcionar algo com uso das mãos;
Resolver problemas matemáticos, cálculo, analisar estatísticas, matemática aplicada à economia...;
Realizar atividades relacionadas com a prática ou a gestão do desporto;
Ensinar, explicar e ajudar os outros a compreender algo;
Ler, escrever, conhecer outras línguas e culturas, interpretar obras, etc;
Tocar instrumentos, cantar, compor, interpretar e exprimir-me através da música;
Negociar, vender um produto ou ideia;
Resolver problemas relacionados com a vida das pessoas;
Criar relações empáticas, colocar-me no lugar do outro, tento compreender a sua visão da realidade;
Cada profissão tem as suas regras e os seus constrangimentos, que podem adequar-se não se ao teu perfil.
Reflete, pensa com discernimento e escolhe as respostas que vão mais ao teu encontro.
Prefiro atuar em organizações e empresas que privilegiam a disciplina de horários, sem flexibilidade;
Imagino-me a trabalhar em algo que implique um horário flexível;
Agrada-me a ideia de trabalhar por turnos;
Gosto de atividades que envolvam algum risco ou perigo;
Gosto de trabalhar em equipa, trocar ideias e partilhar tarefas;
Prefiro trabalhar sozinho, mais do que em equipa;
Se tiveres dúvidas, podes voltar atrás e alterar as respostas dadas.
Se estiveres confiante nas tuas respostas, clica, por favor, em Terminar.
Terminar