A parceria entre o Externato da Luz e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2018-2019 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da dimensão académica dos alunos e para a promoção de uma educação integral.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos do 1.º ao 9.º ano têm acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos, que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
23 turmas
584 alunos
52 professores
No ano letivo 2020-2021, foi implementado o projeto Escola Virtual 360º para os 5.º e 7.º anos, adicionando os Manuais Digitais e o tablet selecionado na parceria com a Samsung, tendo sido alargado, no ano letivo 2021-2022, aos 6.º e 8.º anos de escolaridade.
Aos docentes foi disponibilizado o acesso aos Manuais Digitais e aos conteúdos de todas as disciplinas disponíveis na Escola Virtual, bem como a ferramentas de ensino colaborativo, monitorização de desempenho e gestão do processo de aprendizagem.
Mensagem do Diretor do Externato da Luz Frei José Silvestre dos Ramos Silva
“Ao considerar a tarefa da educação como um processo dinâmico que envolve a pessoa toda, o Externato da Luz quer garantir o desenvolvimento da dimensão académica dos alunos, bem como promover, animar e estimular uma educação integral (…).”
A solução educativa de cariz tecnológico foi criada à medida para o Externato da Luz, para que os alunos pudessem usufruir dos manuais escolares e de uma plataforma de ensino-aprendizagem em tablets.
Apoio especializado para implementação do projeto, em colaboração com os órgãos de gestão do Externato da Luz, tendo em vista a promoção do sucesso escolar efetivo dos alunos.
A resistência e durabilidade dos tablets da Samsung são alguns dos motivos pelos quais a Porto Editora sugeriu estes equipamentos, que foram testados com os serviços EV 360º, de forma a garantir a sua compatibilidade e bom funcionamento.
De forma a garantir o sucesso na implementação deste projeto, foi prestado um apoio especializado, em estreita colaboração com os órgãos de gestão do Externato da Luz.
Os docentes foram alvo de ações que visaram dotá-los das competências necessárias para explorar os Manuais Digitais e para a utilização das ferramentas de acompanhamento e monitorização das aprendizagens disponibilizadas na Escola Virtual.