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Descubra alguns dos projetos educativos que se tornaram casos de sucesso na utilização da Escola Virtual.
A Porto Editora, através do serviço Escola Virtual 360º e com o apoio da Samsung, foi o parceiro principal e fornecedor da solução educativa de cariz tecnológico criada para as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias tuteladas pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, para que os respetivos alunos pudessem usufruir dos manuais escolares e de uma plataforma de ensino-aprendizagem em computadores e tablets.
A Porto Editora, através do serviço Escola Virtual 360º e com o apoio da Samsung, da Altice e da Expert, foi o principal parceiro e fornecedor da solução educativa de cariz tecnológico criada para escolas tuteladas pela Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais dos Açores, para que os respetivos alunos pudessem usufruir dos manuais escolares e de uma plataforma de ensino-aprendizagem em computadores e tablets.
O Projeto-piloto Manuais Digitais é uma iniciativa do Estado Português, decorrente da aprovação do Plano de Ação para a Transição Digital e coordenada pela Direção-Geral da Educação.
Este projeto conta com o forte empenho do Grupo Porto Editora no apoio às escolas/agrupamentos envolvidos. Para isso, foi disponibilizado um vasto conjunto de recursos e meios com o objetivo de transformar esta experiência-piloto num sucesso para todos os intervenientes.
A Associação de Jardins-Escolas João de Deus está na Escola Virtual para acompanhar as melhores tendências tecnológicas ao nível da educação e para que os respetivos alunos, estudantes, educadores, professores e encarregados de educação possam usufruir dos manuais escolares e de uma plataforma comum de ensino-aprendizagem em computadores, tablets, painéis digitais e painéis interativos.
Esta solução educativa de cariz tecnológico foi criada à medida para a C. M. de V. N. de Gaia com o objetivo principal de dotar as escolas com as mais modernas tecnologias para a educação e, neste momento, abrange cerca de 13 mil alunos. A Escola Virtual permitiu, pela primeira vez em várias escolas, que alunos e professores utilizassem conteúdos educativos digitais em contexto de sala de aula e que acompanhassem a evolução tecnológica.
A parceria entre a Escola Virtual e o Real Colégio de Portugal teve início em 2008, tendo acompanhado o crescimento desta instituição ao longo dos anos, com licenças para todos os alunos e professores. No ano letivo 2020-2021 implementou o projeto Escola Virtual 360º do 1.º ao 12.º ano, adicionando os manuais das várias editoras em formato exclusivamente digital, o tablet selecionado na parceria com a Samsung e uma capa de proteção personalizada.
O programa i desenvolvido no Colégio Campo de Flores conta com uma equipa de professores que têm implementado a utilização dos recursos digitais com o objetivo de promover uma atitude mais proativa nos alunos no seu percurso académico. O projeto Manuais Digitais começou por ser implementado nas turmas do Secundário do Colégio Campo de Flores, no ano letivo 2015-2016 e, neste momento, abrange também todos os alunos do 3.º ciclo.
Os alunos e os professores do Colégio Vasco da Gama utilizam a Escola Virtual desde 2010, nos ensinos básico e secundário, com uma parceria reforçada nos últimos anos, ao ao nível do 3.º ciclo, através da aquisição de Manuais Digitais em exclusividade, integrando o projeto iClass, no qual são utilizadas pedagogias ativas, num espaço multidimensional com recurso a tecnologias que promovem o trabalho colaborativo.
O Colégio Monte Flor assenta na Aprendizagem Ativa valorizando a dinâmica de projetos onde foram pioneiros desde 2012-2013 e que têm como objetivo promover as competências do século XXI, a criatividade, o pensamento critico, a comunicação e a colaboração. A utilização da tecnologia tem sido muito relevante para o ensino-aprendizagem na implementação de vários projetos, a salientar a Escola Virtual.
A escolaglobal® é um grupo de ensino particular e cooperativo formado por três estabelecimentos de ensino que possuem uma gestão comum: o Externato Paraíso dos Pequeninos, o Colégio das Terras de Santa Maria e o Edifício Avó Aninhas.
Este grupo de escolas utiliza a Escola Virtual e os Manuais Digitais do Grupo Porto Editora para dinamizar as suas aulas desde 2015, abrangendo cerca de 700 alunos.
O projeto iMonte, do Colégio Integrado Monte Maior, teve início no ano letivo 2017-2018 com o objetivo de integrar práticas pedagógicas inovadoras nas atividades letivas dos alunos e docentes dos vários ciclos de ensino. A Escola Virtual integrou este projeto em 2019, abrangendo todos os alunos do 1.º ao 12.º ano, com um impacto muito positivo na comunidade educativa.
A parceria entre o Colégio Novo da Maia e a Escola Virtual enquadra-se nos objetivos da instituição de educar para o futuro, exercendo uma pedagogia ativa. A implementação do projeto Escola Virtual 360° abrange todos os alunos do 1.º ao 12.º ano, que passaram a dispor de acesso aos Manuais Digitais, através de um equipamento Samsung, e a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
O Colégio de Nossa Senhora do Rosário, pioneiro na implementação da Escola Virtual, assumiu esta plataforma como sua, integrando-a no seu projeto educativo com o nome Rosário Virtual. Atualmente, abrange os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, que têm acesso aos Manuais Digitais através da Escola Virtual.
A parceria entre o Colégio Helen Keller e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2017-2018 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e promover as competências do século XXI.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos do 1.º ao 9.º ano têm acesso à Escola Virtual e os alunos dos 2.º e 3.º ciclos dispõem ainda de acesso aos Manuais Digitais, de um tablet selecionado através da parceria com a Samsung e de uma capa de proteção personalizada.
O Colégio do Amor de Deus disponibiliza o acesso à Escola Virtual a todos os alunos do 1.º ao 12.º ano. Esta parceria teve início no ano letivo 2016-2017 e surgiu da dinamização de projetos, por parte da instituição, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento integral dos alunos e promover o aperfeiçoamento das suas competências.
A parceria entre o Colégio Internato Claret e a
Fruto desta iniciativa, os alunos do 1.º ao 12.º ano têm acesso aos Manuais Digitais, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
O Colégio de Amorim e a Escola Virtual iniciaram a sua parceria no ano letivo 2015-2016, enquadrando-se nos objetivos da instituição, orientados para a inovação pedagógica e promoção de boas práticas de ensino. Todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos têm acesso aos Manuais Digitais de todas as disciplinas, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
A parceria entre o Grande Colégio da Póvoa de Varzim e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2015-2016 e enquadra-se nos princípios orientadores desta instituição, que passam por incentivar a autonomia dos alunos e promover a inovação pedagógica.
Fruto desta iniciativa, os alunos do 1.º ciclo têm acesso aos Manuais Digitais de todas as disciplinas, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos.
O Colégio Jardim das Cores e a Escola Virtual iniciaram a sua parceria no ano letivo 2015-2016. Esta solução educativa de cariz tecnológico tem como objetivo incentivar a autonomia dos alunos e promover a inovação pedagógica. Desta forma, os alunos do 1.º ciclo têm acesso aos Manuais Digitais de todas as disciplinas, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
Fruto da parceria entre o Externato da Luz e a Escola Virtual, que teve início no ano letivo 2018-2019, todos os alunos do 1.º ao 9.º ano têm acesso à Escola Virtual.
No ano letivo 2020-2021, foi implementado o projeto Escola Virtual 360º para os 5.º e 7.º anos, adicionando os Manuais Digitais e o tablet selecionado na parceria com a Samsung, tendo sido alargado, no ano letivo 2021-2022, aos 6.º e 8.º anos de escolaridade.
A Fundação Salesianos disponibiliza o acesso à Escola Virtual a todos os alunos das escolas envolvidas no projeto, que abrange cerca de 7500 alunos do 1.º ao 12.º ano.
Esta parceria teve início em 2009 e tem como base a crença da escola salesiana numa metodologia didática capaz de dar respostas adequadas à diversidade dos alunos e de promover as aprendizagens significativas.
A parceria entre o Instituto Duarte de Lemos e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2018-2019, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma educação de excelência, com foco na tecnologia, na inovação e na promoção de ambientes educativos estimulantes. Os alunos do pré-escolar ao ensino secundário têm acesso aos Manuais Digitais e a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
A parceria entre o Externato Marista de Lisboa e a Escola Virtual enquadra-se nos objetivos da instituição de educar na qualidade e na inovação e teve início no ano letivo 2015-2016.
Fruto desta iniciativa, os alunos envolvidos têm acesso aos Manuais Digitais, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual, que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
A parceria entre o Colégio Marista de Carcavelos e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2020-2021 e enquadra-se nos objetivos da instituição de educar na qualidade e na inovação.
Fruto desta iniciativa, os alunos envolvidos têm acesso aos Manuais Digitais, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual, que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
A parceria entre o Colégio Guadalupe e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2016-2017, enquadrando-se na visão da instituição, que considera que todos os avanços pedagógicos e tecnológicos são fatores essenciais ao desenvolvimento de um ensino de qualidade.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos do 1.º ao 12.º ano têm acesso à Escola Virtual. A partir do ano letivo 2020-2021, os alunos do 3.º ao 12.º ano passaram a dispor também de acesso aos Manuais Digitais.
O Colégio D. José I e a Escola Virtual têm uma parceria desde o ano letivo 2020-2021, que se enquadra nos objetivos estratégicos da instituição, que passam por organizar uma prática educativa assente em metodologias e abordagens pedagógicas atuais e inovadoras.
Fruto desta iniciativa, os alunos do pré-escolar ao 9.º ano passaram a dispor de acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos.
A parceria entre o Colégio Efanor e a Escola Virtual teve início em 2016 e insere-se no projeto educativo inovador desta instituição, orientado para a qualidade e excelência das aprendizagens.
Fruto desta iniciativa, os alunos do 1.º ao 12.º ano passaram a dispor de acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
A parceria entre o Colégio Júlio Dinis e a Escola Virtual teve início no ano 2019, integrando os eixos de ação da instituição no que diz respeito à promoção da qualidade das aprendizagens e da implementação de ambientes educativos inovadores.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos têm acesso aos Manuais Digitais, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
O Colégio de Nossa Senhora de Fátima e a Escola Virtual iniciaram a sua parceria no ano letivo 2021-2022, contribuindo para a qualidade e excelência das aprendizagens nesta instituição.
Fruto desta iniciativa, os alunos do 1.º ao 9.º ano passaram a dispor de acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
A parceria entre o Colégio de Santa Doroteia e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2009-2010 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias.
Inicialmente pensada para os alunos do 2.º ciclo, a Escola Virtual é agora uma ferramenta importante para todos os alunos do 5.º ao 12.º ano.
A parceria entre a Escola Profissional de Tondela e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2020-2021 com o objetivo de contribuir para a promoção das competências do século XXI, preparando os jovens para a inovação, iniciativa e autoaprendizagem.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos do Ensino Profissional passaram a dispor de acesso ao conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual.
A C. M. de Almeirim tem, desde 2007, um projeto de Educação Tecnológica onde a Escola Virtual tem um papel muito importante.
A autarquia, as escolas e os docentes entendem-no como um fator de estímulo na aprendizagem, tornando possíveis novas formas de ensino até aqui impensáveis.
Esta ferramenta é disponibilizada a quase um milhar de alunos.
A C. M. de Santarém, pelo quarto ano consecutivo, oferece a todas as crianças e jovens, desde o último ano do ensino pré-escolar até ao 9.º ano, bem como aos encarregados de educação, aos professores, aos diretores e às escolas do concelho, a possibilidade de acederem gratuitamente a uma plataforma de estudo direcionada para os alunos do século XXI, a Escola Virtual.
O Município do Crato disponibiliza o acesso gratuito à Escola Virtual a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos por considerar ser um importante investimento que proporciona uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma. Esta parceria teve início no ano letivo 2016-2017, para o 1.º ciclo, tendo sido alargada aos 2.º e 3.º ciclos desde 2018-2019.
A Câmara Municipal de Sardoal disponibiliza o acesso gratuito à Escola Virtual a todos os alunos do 1.º ciclo. Esta parceria teve início no ano letivo 2017-2018 com o objetivo de proporcionar uma melhoria na experiência de ensino e de aprendizagem, respondendo de forma eficaz aos desafios colocados às novas gerações.
A parceria entre o Município de Ferreira do Zêzere e a Escola Virtual tem como objetivo contribuir para a melhoria e para a modernização do ensino no concelho, bem como permitir, aos alunos, uma melhor aprendizagem dos conteúdos lecionados. Esta solução educativa foi implementada no ano letivo 2019-2020 e abrange todos os alunos do ensino regular, do 1.º ao 12.º ano.
A Câmara Municipal de Sabrosa disponibiliza o acesso gratuito à Escola Virtual aos professores e aos alunos matriculados na Escola Básica e Secundária Miguel Torga.
Esta parceria, que teve início no ano letivo 2021-2022 e abrange alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, tem como objetivo contribuir para o sucesso escolar e reforçar, nos alunos, a vontade de estudar de uma forma desafiante e divertida.
A parceria entre a Câmara Municipal da Lousã e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2020-2021 com o objetivo de possibilitar a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras e disruptivas.
Fruto desta iniciativa, todos os alunos do ensino regular do Agrupamento de Escolas do Município, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, passaram a dispor de acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos.
A parceria entre a Câmara Municipal da Golegã e a Escola Virtual teve início no ano letivo 2021-2022 com o objetivo de garantir um nível de excelência na formação e o sucesso do ensino de toda a comunidade escolar. O Município considera que o investimento na educação constitui um pilar essencial para garantir o futuro e desenvolvimento do Concelho, bem como o sucesso das futuras gerações.
A Câmara Municipal do Cartaxo disponibiliza o acesso à Escola Virtual a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos e aos docentes do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I - Pontével.
Esta parceria enquadra-se nas medidas adotadas pelo município para capacitar as crianças e os jovens com as competências educativas necessárias para integrar uma sociedade marcada pelo desenvolvimento tecnológico.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo disponibiliza o acesso gratuito à Escola Virtual a todos os alunos do Concelho, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.
Esta parceria teve início no ano letivo 2022-2023, tendo em vista a promoção do bem público, a correção de desigualdades e a consequente democratização do acesso dos alunos a ferramentas tecnológicas que visam potenciar, estimular e cativar os mesmos para as aprendizagens.
A Câmara Municipal da Chamusca disponibiliza o acesso gratuito à Escola Virtual a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e aos docentes. Face à crescente transformação digital, o Município considera que as escolas necessitam de suporte para integrarem gradualmente e na medida certa as tecnologias digitais nas suas atividades. Assim, esta parceria, com início no ano letivo 2021-2022, visa a melhoria da qualidade da aprendizagem, a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo.
A Escola Virtual foi disponibilizada pelo Caixa Futebol Campus S. L. B. aos jogadores das camadas de formação, e tem sido de extrema importância para o bom aproveitamento escolar dos jovens.
O Benfica virado para o futuro, também a nível escolar, onde cada jogador é um aluno bem equipado para ganhar o jogo do conhecimento.
A Akademia é um projeto de apoio escolar e de complemento ao estudo que visa orientar o percurso pedagógico de cada aluno e desenvolver hábitos de estudo autónomos. A parceria com a Escola Virtual potencializa o trabalho desenvolvido nesta instituição, uma vez que permite a criação de uma planificação de trabalho personalizado para cada aluno, para além de contribuir para a sua motivação.
A Porto Editora apoia, desde 2008, o Programa Escolhas, disponibilizando o acesso gratuito à Escola Virtual.
O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
A Escola Virtual e a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibilizaram, em março de 2015, um conjunto de aulas interativas que pretendem sensibilizar para a importância da prevenção do cancro de pele e das doenças associadas ao consumo de tabaco.
A solução educativa de cariz tecnológico que se pode ajustar às necessidades da sua instituição.