Projeto
A Porto Editora, através do serviço Escola Virtual 360º e com o apoio da Samsung, foi o principal parceiro e fornecedor da solução educativa de cariz tecnológico criada para as escolas dos 2.º e 3.º ciclos tuteladas pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da R. A. da Madeira para que os respetivos alunos pudessem usufruir dos manuais escolares e de uma plataforma de ensino-aprendizagem em computadores e tablets.

A sua implementação teve início no ano letivo 2019-2020, para todos os alunos do 5.º ano de escolaridade. No ano letivo 2022-2023, a iniciativa abrange já todas as turmas dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos da R. A. da Madeira, bem como 18 turmas do 9.º ano de escolaridade dos concelhos da Calheta, Ribeira Brava e São Vicente, através de parcerias estabelecidas entre as autarquias e o Governo Regional. Adicionalmente, encontra-se em prática o alargamento do projeto para o Ensino Secundário, que envolve cerca de 300 alunos do 10.º ano e uma turma do 11.º ano de escolaridade.

26 escolas

789 turmas

11878 alunos

2013 professores
Uma iniciativa que envolve alunos e docentes
Fruto desta iniciativa da SRECT da Madeira, todos os alunos envolvidos passaram a dispor de acesso aos Manuais Digitais de todas as disciplinas, através de um equipamento Samsung, bem como a um conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos do serviço Escola Virtual, que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.
Aos docentes foram disponibilizados conteúdos de todas as disciplinas disponíveis na Escola Virtual desde o pré-escolar ao 12.º ano, bem como ferramentas de ensino colaborativo, monitorização de desempenho e gestão do processo de aprendizagem.
Implementação e resultados do projeto
Conheça, com detalhe, os objetivos, participantes, equipamentos e infraestruturas associados à implementação desta iniciativa.
Luís Gaspar, Chefe de Divisão da Direção Regional de Educação e Ângelo Abreu, Gestor/Formador do projeto Manuais Digitais, falam ainda sobre a importância dos Recursos Educativos Digitais na promoção da diferenciação pedagógica e da inclusão e sobre a formação de professores e o seu impacto em projetos de inovação.
