Um serviço:

Escola Virtual
Entrar

Projeto Colégio Monte Flor


Projeto Colégio Monte Flor


Projeto

A parceria entre o Colégio Monte Flor e a Escola Virtual surgiu da dinamização de projetos, por parte do colégio, que têm como objetivo promover as competências do século XXI, a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração.

Fruto desta iniciativa, os alunos do 1.º ciclo têm acesso à Escola Virtual e ao seu conjunto de funcionalidades e recursos interativos exclusivos, que os auxiliam no seu estudo e na interação com os seus professores.

Turmas

4 turmas

Alunos

214 alunos

Alunos

9 professores

Aos docentes foi disponibilizado o acesso aos conteúdos de todas as disciplinas disponíveis na Escola Virtual, bem como a ferramentas de ensino colaborativo, monitorização de desempenho e gestão do processo de aprendizagem.

Implementação e resultados do projeto

Conheça, em detalhe, as estratégias de implementação e desenvolvimento deste projeto. Rui Lima, Professor e Diretor Pedagógico do Colégio Monte Flor, fala ainda sobre a gestão de projetos e a aquisição de competências para o século XXI e sobre colaboração, tomada de decisões e produção de recursos a distância.

Video

Mensagem da Diretora Geral do Colégio Monte Flor
Susana Vidal

“No Colégio Monte Flor apostamos na formação integral do aluno, contemplando a sua dimensão cognitiva, psicossocial, artística, física e emocional.”

Ler mensagem completa

Testemunhos

Rui Lima

“No Colégio Monte Flor valorizamos cada aluno, na sua individualidade, respeitando as suas capacidades, talentos e ritmos de aprendizagem. Sabemos que nem todos trabalham e aprendem ao mesmo ritmo, que nem todos têm as mesmas áreas de preferência e que diferentes alunos aprendem de diferentes formas. A tecnologia e a utilização de ferramentas educativas digitais, como por exemplo a Escola Virtual, assumem hoje uma importância extrema no processo de aprendizagem, por um lado, porque se enquadram num mundo também ele cada vez mais tecnológico e por outro, porque toda a variedade de recursos existentes permite que cada criança aprenda de uma forma autónoma e ao seu próprio ritmo, aliando o conhecimento ao desenvolvimento de importantes competências para o século XXI. Sem ferramentas como a Escola Virtual e outras temos a certeza de que o trabalho que desenvolvemos no Monte Flor não seria tão rico e bem sucedido e que os nossos alunos não seriam certamente tão felizes e motivados para a aprendizagem.”

Rui Lima

Diretor Pedagógico do Colégio Monte Flor

Pedro Ribeiro

“Nós sabemos que, para os alunos aprenderem, eles têm de estar motivados. Têm de se sentir bem na escola. Tal só é possível se os alunos forem agentes na construção dos seus conhecimentos. Daí ser muito importante o aluno estar no centro da sua própria aprendizagem.”

Andreia Sequeira

Professora do Colégio Monte Flor

Pedro Ribeiro
Colégio Monte Flor

“Sinto muita vida nesta escola, porque nós temos várias atividades em que a voz do aluno é muito importante.”

“Eu sinto-me em casa. Estou num local onde sei que faço a diferença. Eu e os meus amigos.”

“Eu fico triste por ser o meu último ano. E os meus colegas também, tenho a certeza! Mas acho que nós temos de ganhar independência e o Monte Flor dá-nos isso.”

Alunos do Colégio Monte Flor

Colégio Monte Flor

“O Colégio, desde o início, pretende que os pais participem no dia-a-dia das atividades da escola.”

“Há muito foco na questão do ambiente e das atividades que são feitas em prol do ambiente. E isso é aplicado diariamente, na escola e fora da escola.”

“Os meus filhos são felizes aqui.”

Encarregados de Educação de Alunos do Colégio Monte Flor

Colégio Monte Flor

Solução à medida

A solução educativa de cariz tecnológico foi criada à medida para o Colégio Monte Flor, para que os alunos envolvidos pudessem usufruir de uma plataforma de ensino-aprendizagem em computadores e tablets.

Consultoria

Consultoria

+
Escola Virtual

Escola Virtual

+
Formação

Formação

=

Solução à medida

 
Consultoria

Consultoria

Apoio especializado para implementação do projeto, em colaboração com os órgãos de gestão do Colégio Monte Flor, tendo em vista a promoção do sucesso escolar efetivo dos alunos.

Saber mais

Consultoria
Escola Virtual

Escola Virtual

  • Aulas interativas segundo os programas oficiais;
  • Testes interativos com correção automática;
  • Relatórios de desempenho e sugestões de estudo;
  • Tarefas atribuídas pelos professores aos alunos;
  • Ferramentas de comunicação.

Saber mais

Formação

De forma a garantir o sucesso na implementação deste projeto, foi prestado um apoio especializado, em estreita colaboração com os órgãos de gestão do Colégio Monte Flor.

Os docentes foram alvo de ações que visaram dotá-los das competências necessárias para a utilização das ferramentas de acompanhamento e monitorização das aprendizagens disponibilizadas na Escola Virtual.

Saber Mais

Notícias

Destaque

O uso das tecnologias a favor da educação

Jornal Universitário Do Porto
Destaque

A tecnologia ao serviço do conhecimento

Educare
Destaque

O que uma escola portuguesa faz com as novas tecnologias

Educare
To Top

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.