Um serviço:

Escola Virtual
Entrar

Projeto
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia


Projeto
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia


Projeto

O projeto foi implementado em 2007 em três escolas-piloto do 1.º ciclo de Vila Nova de Gaia. Este projeto educativo tecnológico pioneiro foi gradualmente alargado a todas as escolas públicas do 1.º ciclo do concelho e tem como objetivo principal dotar as escolas com as mais modernas tecnologias para a educação. A Escola Virtual permitiu, pela primeira vez em várias escolas, que alunos e professores utilizassem conteúdos educativos digitais em contexto de sala de aula e que acompanhassem a evolução tecnológica.

Com este projeto, a autarquia proporciona aos alunos do concelho o desenvolvimento das suas capacidades ao nível da informática, que estejam mais motivados para aprender em sala de aula, consolidem conhecimentos autonomamente em casa e se preparem para o futuro.

No ano letivo 2020-2021, o projeto é alargado ao 2.º ciclo.

Escolas

14 agrupamentos
109 escolas

Turmas

1.º e 2.º ciclos

Alunos

16 mil alunos e professores

Implementação

2007

Implementação do projeto em três escolas-piloto, sendo alargado depois a todas as escolas públicas do 1.º ciclo.

->

2008-2009

Arranca a 1.ª edição das “Jornadas Escola Virtual em Gaia”.
Evento que já vai na 11.ª edição.

->

2020-2021

O projeto é alargado a todos os alunos e professores de escolas públicas do 2.º ciclo.

Eduardo Vítor Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Gaia

“Tem vindo a ser particularmente intenso e amplo o esforço que este executivo tem realizado em prol de um projeto educativo forte, credível, que faça de Vila Nova de Gaia uma cidade de referência nas políticas de Educação pública.”

Testemunhos

Eduardo Vítor Rodrigues

“Vila Nova de Gaia quer ser um município dedicado à Educação, porque eu estou certo que se nos dedicarmos à Educação, garantimos o nosso futuro.”

Eduardo Vítor Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Elisa Cidade

“O que temos de fazer é dar-lhes a possibilidade de perceber que as novas tecnologias, a Internet, também servem para os ajudar no estudo e dar-lhe uma boa utilização. É isso que tentamos fazer com este projeto, que tem sido um sucesso.”

Elisa Cidade

Vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Elisa Cidade
José Oliveira

“Este caminho é o futuro, é o caminho dos ambientes educativos inovadores (…)”

José Oliveira

Adjunto de Vereador na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Solução à medida

A solução educativa de cariz tecnológico foi criada à medida para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, para que todos os alunos, professores e encarregados de educação pudessem usufruir da maior plataforma de ensino-aprendizagem em computadores, painéis digitais interativos, tablets ou telemóveis.

Consultoria

Consultoria

Apoio especializado para implementação do projeto, em colaboração com os órgãos de gestão das Escolas/Municípios, tendo em vista a promoção do sucesso escolar efetivo dos alunos.

Saber mais

Consultoria
Conteúdos locais

Conteúdos locais

É disponibilizado um espaço onde encontram conteúdos como símbolos, costumes e tradições locais, que tem como objetivo que os alunos aprendam um pouco mais da história do concelho onde vivem.

Escola Virtual

Escola Virtual

  • Aulas interativas segundo os programas oficiais;
  • Testes interativos com correção automática;
  • Relatórios de desempenho e sugestões de estudo;
  • Tarefas atribuídas pelos professores aos alunos;
  • Ferramentas de comunicação.

Saber mais

Escola Virtual

Jornadas

As Jornadas Escola Virtual em Gaia realizam-se desde o ano letivo de 2008/09. Este evento surge no âmbito da aposta da Câmara Municipal de Gaia na plataforma Escola Virtual e tem por objetivo dar visibilidade às estratégias de integração de recursos educativos digitais e à implementação de práticas pedagógicas adequadas ao perfil de aprendizagem dos alunos do séc. XXI, nas escolas do 1.º ciclo deste município.

Nas primeiras edições deste evento, a tónica foi colocada na apresentação de boas práticas em sala de aula, com recurso aos conteúdos educativos da Escola Virtual. Numa altura em que alguns professores davam os primeiros passos na utilização das tecnologias, esta partilha entre pares foi muito importante para a evolução do projeto.

A partir de 2012, o evento passou a ser dirigido àqueles que são a razão de todo o investimento em prol de uma aprendizagem mais motivadora: os alunos. Nesse âmbito, organizamos nos últimos anos o Desafio Escola Virtual Gaia, uma prova de conhecimentos, dirigida a alunos de 4.º ano de todas as escolas deste município.

Jornadas

11.as Jornadas

Jornadas

10.as Jornadas

Jornadas

9.as Jornadas

Ver todos os vídeos

Formação

De forma a garantir o sucesso na implementação deste projeto, todos os anos é prestado um apoio especializado, em estreita colaboração com as direções dos agrupamentos e com os órgãos de gestão da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
No âmbito do plano de formação anual, temos uma equipa de formadores qualificada que ministra sessões teóricas e práticas, para dar resposta a todos os professores envolvidos no projeto.
A proposta formativa tem o objetivo de melhorar o desempenho dos professores e dar-lhes todas as competências necessárias para uma boa utilização das potencialidades da plataforma Escola Virtual.

Saber Mais

Notícias

Destaque

Jornadas da Escola Virtual

Câmara Municipal de Gaia
Destaque

Centenas de alunos prestam provas nas 5.ª Jornadas “ESCOLA VIRTUAL EM GAIA”

Porto Editora
Destaque

Uma ferramenta que “revolucionou” a forma de aprender e de ensinar

educare.pt
Destaque

Projeto Escola Virtual integrado nas escolas de 1.º ciclo de Gaia

Porto Editora
Destaque

III Jornadas da Escola Virtual em Gaia

SAPO
Destaque

Prémio Escola Virtual Gaia

Jornalocas do Cedro
To Top

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.