Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
A aprendizagem de uma língua estrangeira passa pela aquisição de muito vocabulário. Afinal, as palavras são os 'tijolos' da língua. Neste artigo vamos ver formas diversas de estudar vocabulário.
Os dois hemisférios do cérebro humano tratam informações diferentes, das quais destacamos as seguintes: lado esquerdo - palavras e ideais sequenciais; lado direito - imagens, sons e movimentos. A memorização é mais eficaz se as técnicas de estudo adotadas mobilizarem os dois hemisférios. Há variadíssimas técnicas de estudo que podem socorrer-se de áreas tão diferentes como a música, o movimento, a dramatização, a manipulação ou o humor.
Cada criança, tal como cada adulto, tem as suas características próprias e o seu estilo de aprendizagem. Torna-se importante que tenha acesso a um leque variado de técnicas de estudo de vocabulário (bem como de outros assuntos/disciplinas), que experimente as diferentes técnicas e que veja quais as que são mais adequadas a si própria, o que implica sempre fazer uma avaliação da aprendizagem realizada em cada sessão de estudo.
Seguem-se algumas sugestões de técnicas de estudo de vocabulário de uma língua estrangeira.
Para terminar, gostaria de reforçar algumas ideias. Em primeiro lugar, é importante ter sempre presente que, para se aprender uma língua estrangeira, é necessário estudar regularmente. Se assim não for, na(s) aula(s) seguinte(s) o aluno vai ter dificuldade em compreender a matéria e em acompanhar o ritmo da aula por não ter conhecimentos fundamentais dados nos dias anteriores.
Em segundo lugar, é importante que o estudante avalie o que aprendeu em cada sessão de estudo. Só dessa forma poderá verificar se precisa de rever alguns aspetos não muito bem sabidos, se tem dúvidas noutros aspetos e decidir como as vai esclarecer (consultando o manual, perguntando a um amigo ou familiar ou ainda ao professor) e, ainda, conhecer-se melhor e identificar as técnicas de estudo mais adequadas a si próprio.
ARMANDA ZENHAS
Professora aposentada. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. Autora de livros na área da educação.
Professora profissionalizada nos grupos 220 e 330. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora profissionalizada do 1.º ciclo, pela Escola do Magistério Primário do Porto.
A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.
Adriana Campos
Sara R. Oliveira
Sara R. Oliveira
Armanda Zenhas