Login

Comprar

Para alunos e pais

Para professores

Para instituições

Outros produtos, serviços e funcionalidades

Webinars e partilha

Ajuda

Tirar apontamentos para melhor compreender e memorizar

Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da sua avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento da sua utilização.

A leitura e o estudo de textos podem socorrer-se de diversas estratégias que tornem esse processo mais ativo e eficaz. Uma delas consiste em tirar apontamentos. Vejamos algumas vantagens da sua utilização:

  • Facilita a concentração na leitura.
  • Promove o relacionamento das ideias do(s) texto(s).
  • Obriga à identificação das ideias principais.
  • Torna a leitura e o estudo mais ativos.
  • Facilita a leitura/estudo posteriores.

Como proceder para se tirar apontamentos?

  1. Lê-se o texto todo para se apreender o sentido global.
  2. Relê-se o texto, tentando identificar as ideias principais, podendo recorrer-se a sublinhados para as assinalar. Poderão ser assinaladas outras ideias que, não sendo principais, também justificam destaque.
  3. Registam-se as ideias principais com frases curtas ou palavras-chave e procede-se à sua organização, de forma coerente, através de um texto e respetivos parágrafos ou de um esquema.
  4. Relê-se o trabalho, avaliando-se a sua coerência e adequação ao texto lido e, em caso de necessidade, fazem-se correções.

Formas de organizar os apontamentos:

Várias técnicas podem ser utilizadas para organizar os apontamentos, desde textos até esquemas.

Textos:

Quando se opta por se fazer um texto, pode recorrer-se à utilização de:

  • títulos e subtítulos;
  • letras maiúsculas e letras minúsculas;
  • sublinhados de um ou mais tipos;
  • cores diferentes para determinados assuntos ou para destacar palavras ou frases;
  • caixas em torno de títulos para destacar ideias mais importantes.

Poderá ser deixada uma margem lateral em branco, destinada a permitir anotações em revisões posteriores.

Esquemas:

Os apontamentos podem adotar a forma de esquemas, havendo muitos modelos possíveis, entre os quais:

ESQUEMA DE CHAVETAS

MAPA DE IDEIAS

Outras utilizações dos apontamentos:

Tirar apontamentos pode ser igualmente útil quando se recebe informações oralmente, por exemplo numa aula (normalmente em níveis de ensino mais avançados) ou numa palestra. As sugestões dadas podem facilmente ser adaptadas a essas situações.

Conclusão:

Pelas vantagens que tirar apontamentos traz para o estudo e para as revisões posteriores, justifica-se a sua utilização. Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da sua avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento da sua utilização.

Bibliografia:

Wright, A. (1992). How to improve your mind.New York: Cambridge University Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., e Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar, Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.


ARMANDA ZENHAS Professora aposentada. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. Autora de livros na área da educação.
Professora profissionalizada nos grupos 220 e 330. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora profissionalizada do 1.º ciclo, pela Escola do Magistério Primário do Porto.

A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.

Artigo originalmente publicado no Educare.pt

Artigos relacionados

Estratégias de gestão de sala de aula
Educação

Estratégias de gestão de sala de aula

Adriana Campos

Bullying: como pôr um ponto final?
Educação

Bullying: como pôr um ponto final?

Adriana Campos

Professores que marcam para toda a vida
Educação

Professores que marcam para toda a vida

Sara R. Oliveira

Voltar aos artigos
To Top

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.