Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
A leitura e o estudo de textos podem socorrer-se de diversas estratégias que tornem esse processo mais ativo e eficaz. Uma delas consiste em tirar apontamentos. Vejamos algumas vantagens da sua utilização:
Várias técnicas podem ser utilizadas para organizar os apontamentos, desde textos até esquemas.
Quando se opta por se fazer um texto, pode recorrer-se à utilização de:
Poderá ser deixada uma margem lateral em branco, destinada a permitir anotações em revisões posteriores.
Os apontamentos podem adotar a forma de esquemas, havendo muitos modelos possíveis, entre os quais:
Tirar apontamentos pode ser igualmente útil quando se recebe informações oralmente, por exemplo numa aula (normalmente em níveis de ensino mais avançados) ou numa palestra. As sugestões dadas podem facilmente ser adaptadas a essas situações.
Pelas vantagens que tirar apontamentos traz para o estudo e para as revisões posteriores, justifica-se a sua utilização. Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da sua avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento da sua utilização.
Wright, A. (1992). How to improve your mind.New York: Cambridge University Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., e Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar, Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
ARMANDA ZENHAS
Professora aposentada. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. Autora de livros na área da educação.
Professora profissionalizada nos grupos 220 e 330. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora profissionalizada do 1.º ciclo, pela Escola do Magistério Primário do Porto.
A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.
Adriana Campos
Adriana Campos
Armanda Zenhas
Sara R. Oliveira