Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
O tempo quente chegou. As férias aí estão. A praia já chama pelas crianças, cheias de energia, e pelos pais, necessitados de descanso. O verão, tempo de corridas, saltos e brincadeiras ao ar livre, sem fim, de outras eras, é hoje, frequentemente, ocupado pelas crianças em frente ao computador, à consola ou à televisão. A praia, felizmente, contraria este sedentarismo crescente e aí estão a água, o sol e a areia, apelando aos saltos e às corridas.
Os jogos tradicionais são atividades simples que, com pouco ou nenhum material, podem oferecer uma ocupação variada do tempo passado na praia. Desenvolvendo a atenção, a memória, a imaginação e as capacidades de antecipar e de tomar decisões, proporcionam momentos de alegria e de convívio, em que a entreajuda, a solidariedade e o respeito pelas regras e pelos outros se vão consolidando. Se os domínios cognitivos, emocionais e sociais ganham com estas atividades, o físico não lhe fica atrás. A resistência, a força, a velocidade, a coordenação motora, a flexibilidade, a lateralidade são vários aspetos que podem ser desenvolvidos.
Seguem-se exemplos de alguns jogos que podem facilmente ser feitos em qualquer praia (exceto naquelas em que o areal está completamente apinhado de toalhas e de corpos reluzentes e em que o único exercício físico possível é o equilibrismo necessário para passar nos estreitos corredores existentes entre o labirinto de toalhas sem cair sobre os seus ocupantes).
Material: Uma bola ou uma maçã, para cada par de participantes.
Equipas: Duas ou mais equipas de duas pessoas.
Espaço: Terreno marcado com duas linhas paralelas (a de partida e a de chegada) traçadas no chão, distanciadas entre si cerca de 20m.
Desenvolvimento do jogo: Os pares colocam-se atrás da linha de partida, segurando uma bola entre as suas testas. Ao sinal de "partida", deslocam-se em direção à linha de chegada, não podendo deixar cair a bola. Se isso acontecer, a equipa é desclassificada. Ganha a equipa que atravessar a meta em primeiro lugar.
Material: Uma corda pequena por cada equipa.
Equipas e espaço: idênticos aos do jogo anterior.
Desenvolvimento do jogo: As equipas colocam-se atrás da linha de partida, estando os dois elementos de cada uma de pernas atadas junto aos pés (a perna esquerda de um elemento atada à perna direita do outro). Ao sinal de "partida", as equipas deslocam-se o mais rapidamente possível para a meta. Se a corda se desatar, a equipa é desclassificada. Ganha a equipa que atravessar a meta em primeiro lugar.
Material: Uma colher e uma batata por cada participante.
Número de participantes: Dois ou mais.
Espaço: Idêntico ao dos jogos anteriores.
Desenvolvimento do jogo: Os participantes colocam-se atrás da linha de partida, com a colher na boca e, sobre ela, uma batata. Ao sinal de "partida", deslocam-se em direção à linha de chegada. Se algum deixar cair a batata é desclassificado. Ganha o participante que atravessar a meta em primeiro lugar.
Experimentem estes e outros jogos e gozem bem o sol, a água e a areia. Boas férias!
ARMANDA ZENHAS
Professora aposentada. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. Autora de livros na área da educação.
Professora profissionalizada nos grupos 220 e 330. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora profissionalizada do 1.º ciclo, pela Escola do Magistério Primário do Porto.
Adriana Campos
Adriana Campos
Educare
Andreia Lobo