Login
Comprar
Para alunos e pais
Para professores
Para instituições
Outros produtos, serviços e funcionalidades
Blogue EV e Webinars
Ajuda
As escolhas alimentares que faz afetam mais do que apenas a sua saúde geral. Também interferem nos seus níveis de energia, no estado de humor, na capacidade de ser produtivo, nos níveis de atenção, etc.
Ter hábitos alimentares saudáveis irá torná-lo melhor para si mesmo e melhor professor para os seus alunos.
Muitos professores não têm vontade ou tempo para prepararem um pequeno-almoço nutritivo, saudável e energético antes de ir para a escola, por isso saltam esta refeição ou tomam apenas um café.
Ter no frigorífico, à mão, alimentos saudáveis e simples de preparar é uma boa aposta para tomar um pequeno-almoço equilibrado. Tenha em casa alimentos como: frutas frescas, iogurtes, leite ou bebida vegetal, frutos secos, granola, etc. São muito rápidos e fáceis de preparar. Ao mesmo tempo, são saciantes e nutritivos.
Deixo-lhe aqui o exemplo de um pequeno-almoço rápido e nutritivo:
O horário do pequeno-almoço, por vezes, é muito distante do horário do almoço, e o mesmo se passa com o jantar. Quando o período entre as refeições principais for muito extenso, é normal sentir mais fome do que o habitual. Nestes momentos, é importante fazer lanches intermédios saudáveis.
Resumindo, os lanches são importantes porque:
Opte por levar, na sua lancheira, fruta e snacks saudáveis, como, por exemplo, frutos secos, ovo cozido, tortilhas de milho/arroz, iogurtes, etc.
Levar o seu almoço de casa vai permitir economizar tempo e dinheiro. Não tem de ser complicado. Junte os vegetais, os hidratos de carbono e as proteínas, de preferência de origem magra ou vegetal, e, no momento de se alimentar, só terá de fazer uso do micro-ondas mais próximo. Se o almoço for um prato frio, torna-se ainda mais fácil.
Após as aulas, entre outras coisas, há os trabalhos para corrigir e as aulas para planear, e, provavelmente, não vai ter muito tempo para tratar de si e da sua alimentação.
O jantar pode e deve ser a refeição mais leve do dia, contudo, isto não quer dizer que não seja nutritivo. Opções rápidas como saladas, sopa quente ou fria à base de leguminosas, quiches, omeletas, que podem ser feitas antecipadamente, por exemplo, ao fim de semana.
Deixo-lhe como exemplo a receita de:
Pode servir quente ou fria. Acompanhada com uma salada de legumes é uma ótima refeição!
Muitos professores dependem de café e chá ao longo do dia. Se estes forem preparados sem adição de açúcar, são totalmente saudáveis. O problema está realmente nos refrigerantes e sumos, que têm um elevado valor calórico e grandes quantidades de açúcar.
Opte por água ou então, se não gostar ou quiser variar, por fazer uma água aromatizada. Basta só adicionar fruta, 1 pau de canela, algumas folhas de hortelã, e a sua água já terá outro sabor.
As rotinas são importantes para os professores. Mas na alimentação não devemos ter uma rotina, ao invés, devemos variar as nossas escolhas alimentares. Comer uma maior variedade de alimentos leva a uma quantidade superior de nutrientes na alimentação diária. Se está, por exemplo, a tentar comer mais proteína magra, não se fique pelo frango; inclua o peru, o coelho e o pato. Varie também na sua salada. Troque a sua salada tradicional de alface e tomate por uma salada à base de espinafre, para melhorar a sua ingestão de ferro.
De vez em quando, surge aquela vontade de comer uma piza, um hambúrguer, uma fatia de bolo, uma comida mais calórica… Vá em frente! Utilize esse momento como recompensa de todo o esforço e trabalho feito. Mas lembre-se de que é a exceção e não a regra.
O tempo despendido por um professor com os alunos é muito elevado, mas não necessita de passar a gastar muito tempo para ter uma alimentação saudável e cuidar de si. Um conjunto de pequenas mudanças no dia a dia podem levar a grandes mudanças na sua saúde.
Ana Sousa
Ricardo Jorge Silva
Susana Carvalho
Mariana Portela