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Em tempos que já lá vão, três porquinhos resolveram morar sozinhos, construindo cada um sua casinha. Sabiam que o Lobo Mau os poderia atacar, e, por isso, embora alvo de troça dos irmãos mais novos (que queriam acabar o trabalho depressa para irem brincar), o mais velho resolveu fazer a sua casa de pedra e tijolos. O do meio, mais preguiçoso, preferiu paus, que davam bem menos trabalho e também abrigavam. As mesmas razões, acrescidas de uma ainda maior preguiça, levaram o mais novo a escolher palha como material de construção. Enquanto os dois mais novos, tendo terminado as suas casas rapidamente, foram brincar, o mais velho continuava a sua labuta. Todos sabemos o resto da história. Os irmãos mais novos viram as suas casas deitadas abaixo pelo sopro forte do Lobo Mau e apenas se salvaram porque o mais velho os acolheu numa casa que resistiu a esse terrível sopro.
Nos dias de hoje, se os três porquinhos aprendessem a construir as suas casas numa escola, lutariam com muitos problemas para compreenderem que a melhor opção é uma casa de tijolo e de pedra (apesar da persistência e do trabalho implicados), visto os paus e a palha serem objetos de construção pouco resistentes ao tempo e às adversidades. Aqui ficam alguns dos problemas de que falo:
Todos queremos para as nossas crianças futuros sólidos como casas de tijolo e pedra bem construídas, e que, como tal, estejam apetrechadas para resistir aos inúmeros “lobos maus” dos tempos modernos. Todos sabemos que para as construir é preciso materiais bons e técnicas adequadas. Todos sabemos que estas só se aprendem fazendo, com esforço e persistência. Todos sabemos que a construção de uma casa requer colaboração de vários técnicos e articulação entre todos.
Atualizei a fábula à escola. Deixo a atualização das conclusões aos leitores.
ARMANDA ZENHAS
Professora aposentada. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. Autora de livros na área da educação.
Professora profissionalizada nos grupos 220 e 330. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora profissionalizada do 1.º ciclo, pela Escola do Magistério Primário do Porto.
Andreia Lobo
Armanda Zenhas
Armanda Zenhas
Adriana Campos